Em primeiro lugar, constata-se a banalização da sociedade como uma das causas do racismo no país. Nesse contexto, a filósofa Hannah Arend criou expressão "banalidade do mal", a qual diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as mazelas sociais, de modo a torná-las banais. Nessa ótica, tal teoria é constatada no contexto brasileiro, uma vez que parte da população não tem o devido ensinamento, o que acarreta pessoas racista e sem empatia. Dessa forma, devido à normalização desse impasse, a problemática é gravada no meio social.
Ademais, a carência de discussões acerca do racismo é um dos motivadores do impasse. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do "Silenciamento dos Discursos", alguns temas são omitidos na sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, na sociedade brasileira contemporânea, a visão do autor pode ser aplicada quanto ao combate ao racismo, porquanto o assunto pouco é debatido no âmbito midiático, o que acarreta a manutenção do problema no país e mortes por causa de racismo. Desse modo, devido a carência de visibilidade dada à questão, a problemática se mantém no Brasil.
Portanto, faz-se necessário ações para conter o racismo no Brasil. Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Igualdade Racial, aumentando mais a pena por cometer racismo, a fim de acabar com o racismo e ninguém mais sofrer por ser uma pessoa da cor escura. Além disso, cabe à mídia, por meio das redes sociais, a exemplo do Instagram e Facebook, divulgar leis e fazer protesto contra o racismo com o fito de chegar nos racistas. Feito isso, a realidade destoará da obra de Dimenstein.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada