Em primeiro lugar, é essencial garantir a acessibilidade física nas escolas. Muitas instituições ainda não possuem rampas, elevadores ou banheiros adaptados, o que dificulta a locomoção de pessoas com deficiência. Além disso, a infraestrutura inadequada impede o pleno desenvolvimento de atividades pedagógicas e culturais inclusivas. Investimentos nesse sentido são fundamentais para eliminar as barreiras arquitetônicas e proporcionar um ambiente acessível a todos.
Outro ponto crucial é a falta de profissionais capacitados para lidar com as necessidades especiais dos alunos. É fundamental contar com equipes multidisciplinares, como psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e especialistas em inclusão, que possam oferecer suporte e orientação adequados aos educadores. Infelizmente, a carência de profissionais qualificados é uma realidade em muitas escolas brasileiras, o que compromete a qualidade da educação inclusiva.
Superar esses desafios requer um esforço conjunto da sociedade, do Estado e das instituições educacionais. É imprescindível que o governo invista na infraestrutura das escolas, garantindo a acessibilidade física e oferecendo recursos adequados para a inclusão. Além disso, é fundamental promover a valorização dos profissionais da educação, oferecendo formação continuada e criando políticas de incentivo para que busquem se capacitar na área da inclusão. A sociedade também tem um papel importante nesse processo. É necessário promover a conscientização e o combate ao preconceito, reconhecendo a importância da diversidade e da inclusão como valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A inclusão escolar não se trata
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.