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Por vitorlag1096
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#118190
A inclusão escolar é um direito fundamental de todos os indivíduos e um dos pilares da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, ao discutir a realidade da escola inclusiva no Brasil, deparamo-nos com desafios e obstáculos que ainda precisam ser superados para que esse ideal se concretize plenamente. Ainda que avanços significativos tenham sido alcançados, é necessário refletir sobre as limitações e propor soluções para tornar a escola inclusiva uma realidade em nosso país. Em teoria, a escola inclusiva é aquela que acolhe e promove a aprendizagem de todos os alunos, independentemente de suas características, habilidades ou necessidades especiais. No entanto, na prática, a realidade é bem diferente. A falta de acessibilidade física nas escolas, a ausência de profissionais especializados e a resistência por parte de alguns educadores são alguns dos principais desafios enfrentados.

Em primeiro lugar, é essencial garantir a acessibilidade física nas escolas. Muitas instituições ainda não possuem rampas, elevadores ou banheiros adaptados, o que dificulta a locomoção de pessoas com deficiência. Além disso, a infraestrutura inadequada impede o pleno desenvolvimento de atividades pedagógicas e culturais inclusivas. Investimentos nesse sentido são fundamentais para eliminar as barreiras arquitetônicas e proporcionar um ambiente acessível a todos.

Outro ponto crucial é a falta de profissionais capacitados para lidar com as necessidades especiais dos alunos. É fundamental contar com equipes multidisciplinares, como psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e especialistas em inclusão, que possam oferecer suporte e orientação adequados aos educadores. Infelizmente, a carência de profissionais qualificados é uma realidade em muitas escolas brasileiras, o que compromete a qualidade da educação inclusiva.

Superar esses desafios requer um esforço conjunto da sociedade, do Estado e das instituições educacionais. É imprescindível que o governo invista na infraestrutura das escolas, garantindo a acessibilidade física e oferecendo recursos adequados para a inclusão. Além disso, é fundamental promover a valorização dos profissionais da educação, oferecendo formação continuada e criando políticas de incentivo para que busquem se capacitar na área da inclusão. A sociedade também tem um papel importante nesse processo. É necessário promover a conscientização e o combate ao preconceito, reconhecendo a importância da diversidade e da inclusão como valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A inclusão escolar não se trata
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Marystudy1
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#118203
Introdução
Termo muito completo : deparamo-nos; troque por : nos deparamos.
No entanto 2× troque o conectivo . Ideias : porém, todavia

D1
O desenvolvimento está bom, porém faltou aprofundar mais sobre o tema, faltou agrumentar mais; e também faltou o uso de um repertório sociocultural produtivo.

D2
Faltou conectivo interparagrafo
orientação adequados (possível erro de concordância). Correção: orientações adequadas
Apresenta o mesmo problema de argumentação que o D1.

PI
Faltou conectivo interparagrafo conclusivo.
Ação ✅
Agente✅
Meio✅ ±
Objetivo ± ( pode não estar tão esclarecido)
Detalhamento ± (poderia citar no que poderia melhorar na infraestrutura das escolas; ex.: Construção de rampas; tradutor de libras)
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