A princípio, vale ressaltar a influência da negligência governamental na educação do Brasil. Nessa perspectiva, segundo a Constituição Federal, todos os indivíduos tem direito a igualdade. Em contrapartida, o escritor George Orwell diz, todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros. Sob essa ótica, é notório que a educação inclusiva não é um direito disponível a todos, uma vez que a falta de auxílio do governo nas escolas faz com que estas não vejam como obrigação a inclusão de um ensino adequado para deficientes, por exemplo, dado que não são vistos como minoria, o que gera então uma desigualdade entre os demais alunos, como explica o escritor. Dessa maneira, é perceptível que a inoperância do governo implica nas decisões das escolas ao que se fazer com a educação.
Além disso, é válido retomar a falta de infraestrutura como principal desafio da falta de uma educação inclusiva no Brasil. Nesse sentido, conforme Hanna Arendt, a essência dos direitos humanos é o direito a ter direito. Analogamente, nota-se que as escolas não possuem medidas de acessibilidade como rampas de acesso, pisos com textura e profissionais capacitados para os alunos com deficiência, ou seja, esses alunos não tem o direito de uma educação de qualidade, pois os ambientes não são propícios às suas dificuldades. Dessa forma, vê-se que a escola deve ser equipada para receber alunos especiais, de modo que ofereça os devidos direitos ditos por Hanna Arendt e afirme a igualdade descrita na constituição.
Portanto, são necessárias medidas que atenuem os desafios da escassez de uma educação inclusiva no Brasil. Logo, urge a necessidade do Ministério da Educação- órgão responsável pela gestão da educação formal- em conjunto as escolas, investir em uma educação que vise a inclusão de deficientes, por intermédio de políticas públicas, a fim de garantir a valorização e a inclusão dessas pessoas na sociedade, além de ofertar um ambiente agradável ao convívio social. Assim, a Constituição será legitimada, com os direitos dos brasileiros sendo garantidos, as inquietudes de Marx interrompidas e a igualdade de Orwell contrariada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.