Avatar do usuário
Por eliabejonata
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#116452
A Constituição Federal de 1988, lei suprema do país, garante a todos os cidadãos uma vida digna, independentemente da idade. No entanto, observa-se a persistência dos desafios para a valorização dos idosos no Brasil, uma vez que o direito à dignidade é negado a alguns indivíduos da terceira idade. Diante disso, é necessário discutir as causas e consequências dessa problemática.

Inicialmente, nota-se que a subvalorização da pessoa idosa decorre de um preconceito por parte da manta civil. Nesse contexto, de acordo com a Bíblia, é um dever de todos honrar os anciãos. Entretanto, esse princípio moral não é plenamente seguido pela sociedade brasileira, uma vez que esse grupo é alvo de preconceito, estereótipos e menosprezo. Nesse sentido, cabe ao poder público abordar essa temática junto à população, visando a conscientização e a redução da questão.

Consequentemente, é perceptível o aumento da discriminação em relação aos idosos. Nessa perspectiva, de acordo com o IBGE, a população idosa cresceu cerca de 4% nos últimos dez anos no Brasil, o que acarreta um aumento nas dificuldades enfrentadas. Dessa forma, a falta de acesso a garantias essenciais, como saúde pública, apoio socioassistencial e moradia, torna-se uma realidade. Logo, é crucial que os municípios adotem medidas de apoio, com o objetivo de garantir inclusão e dignidade aos idosos.

Portanto, é imprescindível que o Ministério da Cidadania, órgão responsável pela preservação dos direitos humanos, desenvolva programas que promovam a valorização dos idosos. Essa ação deve ocorrer por meio da capacitação dos profissionais de assistência social, além da ampliação de serviços públicos que atendam às necessidades das pessoas de idade avançada, a fim de mitigar as dificuldades relacionadas ao tema. Somente dessa forma será possível assegurar o direito constitucional de todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#116464
oiiê @eliabejonata, seu texto está bem articulado, apresenta repertórios pertinentes, a conclusão me pareceu correta. Mas, faltou desdobrar melhor a sua argumentação.

Ps: Lembrando que você tem todo direito de discorda de mim, até pq estou aprendendo também :)
1
Avatar do usuário
Por eliabejonata
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#116468
@Samara102006, concordo plenamente com você. Minha professora de redação sempre me notifica isso, logo você está correta. Obrigado pela correção! 🙂
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
416 Exibições
por eliabejonata
0 Respostas 
74 Exibições
por ElaineSilv
0 Respostas 
127 Exibições
por Euiza15
3 Respostas 
161 Exibições
por leonard12
1 Respostas 
267 Exibições
por Markk
2 Respostas 
225 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
82 Exibições
por Sali
0 Respostas 
200 Exibições
por raquel236329
0 Respostas 
93 Exibições
por Christyellen
0 Respostas 
84 Exibições
por samuelbarros

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM