Avatar do usuário
Por ElaineSilv
Quantidade de postagens
#122848
A constituição federal de 1988 garante que todo cidadão é igual perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do empregado na norma constitucional, visto que o estigma associada a valorização dos idosos no Brasil é um fator fomentador quando falamos no bem-estar desses indivíduos. Desse modo, entende-se que uma sociedade ignorante, bem como o descaso governamental, apresentam-se como entraves que devem ser sanados.
A princípio, vale evidenciar que na antiguidade os idosos eram vistos como pessoas de sabedoria e experiência. Todavia, o país não acompanhou tais valores culturais e sociais, visto que eles se tornaram vítimas de abandono, discriminação e acesso limitado a serviços. Segundo o dique 100, durante a pandemia do covid 19 a taxa de denúncias de agressão aos idosos cresceu 59% no Brasil. Isso parte sobretudo de laços familiares, onde isolados em casa são vítimas dos próprios filhos que se recusam a cumprir obrigações e deveres - principalmente com aqueles que precisam de cuidados constantes.
Ademais, destaca-se que o Estado é o maior agente no que tange tal problemática. Segundo o sociólogo Z. Bauman e sua teoria sobre as "instituições zumbis" os dias atuais são marcados pela fragilização das instituições sociais, as quais perderam a capacidade de assegurar os atributos que lhe foram inicialmente propostos. Nessa perspectiva, notam-se as baixas ações do Estado para garantir a valorização e a qualidade de vida dos idosos, uma vez que a espera excessiva em postos de saúde, bem como a falta de medicamentos essenciais para suas vidas, se veem como fatores preocupantes que os deixam cada vez mais expostos a problemas de saúde. Um direito básico, prescrito de forma utópica na Constituição, mas que na concretude não é garantido a todos os brasileiros.
Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar o impasse. O Estado juntamente com o Ministério da Saúde deve contratar pessoas para atuar na fiscalização de insumos básicos nas unidades de saúde, contando também com uma contratação de médicos,de modo a promover atendimentos mais rápidos e afetivos. Além disso, é necessário que o Ministério da Educação inclua na grade curricular temas sobre a importância das pessoas de terceira idade, a fim de criar uma sociedade flexível para as gerações futuras. Dessa forma, espera-se que haja um decréscimo no estigma associado à valorização dos idosos no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
416 Exibições
por eliabejonata
5 Respostas 
1711 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
221 Exibições
por sophialara2
0 Respostas 
127 Exibições
por Euiza15
0 Respostas 
447 Exibições
por linepsz
3 Respostas 
162 Exibições
por leonard12
1 Respostas 
268 Exibições
por Markk
0 Respostas 
84 Exibições
por samuelbarros
Abandono afetivo dos idosos no Brasil
por Nando132    - In: Outros temas
0 Respostas 
23 Exibições
por Nando132
2 Respostas 
225 Exibições
por OlrenBeat

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM