Sob esse viés, é importante pontuar como o Governo é negligente em relação a assegurar que os idosos tenham seus direitos. Nesse prisma, de acordo com o filósofo italiano Nicolau Maquiavel, na sua obra literária chamada “O príncipe”, para uma governança se manter no poder, é necessário que opere tendo como propósito o bem comum. Diante disso, é notório que a premissa do pensador não é uma realidade brasileira, já que os governantes da nação pouco priorizam a garantia dos direitos das pessoas da terceira idade. Consequentemente, os idosos brasileiros podem ficar com a vida precarizada, sem obter seus direitos.
Além disso, destaca-se como o preconceito social dificulta o acesso aos direitos dos anciões do país. Nesse tocante, o filósofo Voltaire afirma que: “Todo preconceito é uma opinião sem conhecimento.” Dessa forma, observa-se a razão em tal afirmação, visto que o sistema educacional brasileiro pouco promove aulas nas escolas sobre a importância de respeitar e ajudar os cidadãos da terceira idade. Logo, como resultado disso, os idosos são descriminados.
Infere-se, portanto, a necessidade de medidas para garantir os direitos dos anciões do Brasil. Dessa maneira, cabe ao Ministério Público, órgão responsável pela segurança dos direitos sociais e individuais, por meio dos funcionários públicos, promover fiscalizações acerca das aplicações dos direitos dos idosos, visando uma nação que os indivíduos de idade avançada obtém seus direitos. Outrossim, o Ministério da Educação, deve fazer palestras que ensine como respeitar os direitos dos idosos. Desse modo, o importante será viver bem, assim como exposto pelas ideias platônicas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.