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Por leonard12
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O filósofo Platão diz que: “O importante não é viver, mas viver bem.” Nessa perspectiva, observa-se que, na atual conjuntura do Brasil, grande parte dos pertencentes dos grupos da terceira idade não estão vivendo bem, tendo em vista as complicações para garantir os direitos dos idosos no país. Nesse contexto, destacam-se alguns desafios para obter os direitos desses indivíduos: a negligência governamental e os estigmas sociais.
Sob esse viés, é importante pontuar como o Governo é negligente em relação a assegurar que os idosos tenham seus direitos. Nesse prisma, de acordo com o filósofo italiano Nicolau Maquiavel, na sua obra literária chamada “O príncipe”, para uma governança se manter no poder, é necessário que opere tendo como propósito o bem comum. Diante disso, é notório que a premissa do pensador não é uma realidade brasileira, já que os governantes da nação pouco priorizam a garantia dos direitos das pessoas da terceira idade. Consequentemente, os idosos brasileiros podem ficar com a vida precarizada, sem obter seus direitos.
Além disso, destaca-se como o preconceito social dificulta o acesso aos direitos dos anciões do país. Nesse tocante, o filósofo Voltaire afirma que: “Todo preconceito é uma opinião sem conhecimento.” Dessa forma, observa-se a razão em tal afirmação, visto que o sistema educacional brasileiro pouco promove aulas nas escolas sobre a importância de respeitar e ajudar os cidadãos da terceira idade. Logo, como resultado disso, os idosos são descriminados.
Infere-se, portanto, a necessidade de medidas para garantir os direitos dos anciões do Brasil. Dessa maneira, cabe ao Ministério Público, órgão responsável pela segurança dos direitos sociais e individuais, por meio dos funcionários públicos, promover fiscalizações acerca das aplicações dos direitos dos idosos, visando uma nação que os indivíduos de idade avançada obtém seus direitos. Outrossim, o Ministério da Educação, deve fazer palestras que ensine como respeitar os direitos dos idosos. Desse modo, o importante será viver bem, assim como exposto pelas ideias platônicas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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