A priori, é necessário ressaltar que a situação precária de postos de saúde e falta de preparação para atendimentos específicos para atender as condições de saúde de pessoa desgastadas pela longa vivência são agravantes. Visto que é necessário uma condição profissional habilitada com conhecimento das limitações físicas da terceira idade. Uma vez que há pouca mobilização dos governantes, pensamento já retratado por Johann Goethe, “ a maior necessidade de um estado é de governantes corajosos”, contradizendo a realidade onde os cidadãos eleitos não apresentam atitudes de busca por melhoras de tal obstáculos.
Segundamente, a pouca propagação das informações sobre as suas regalias tem causado muitas situações onde jovens abusam dessa falta desse conhecimento para serem favorecidos. Historicamente, povos indígenas e africanos nomeavam como maiorais os ancestrais de suas tribos, sendo responsabilizados por tomar decisões importante e passar seu conhecimento para os restantes. Contrariamente, os dias atuais apresentam poucos aposentados bem informados, os tornando vítimas fáceis de golpes por essa falta de intelectualidade, sendo tal ocorrência gerada pela falta de disseminação por parte de mídia das vantagens que aposentados podem desfrutar em seus anos dourados. Dessa forma, agrava ainda mais tal situação.
Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar essa tribulação. Cabe ao Ministério da Saúde, criar centros de nutrição e fisioterapia para atendimento específico nos finais de semana para suprir as necessidades físicas dos citados, gerando uma melhora na qualidade de vida. Também, cabe a Mídia ( mais especificamente, canais abertos) produzir propagandas e programas direcionados á explicar os benefícios que o governo e a lei oferecem, aumentando o intelecto e os gerando uma qualidade de vida digna para a terceira idade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada