A princípio, vale evidenciar que na antiguidade os idosos eram vistos como pessoas de sabedoria e experiência. Todavia, o país não acompanhou tais valores culturais e sociais, visto que eles se tornaram vítimas de abandono, discriminação e acesso limitado a serviços. Segundo o dique 100, durante a pandemia do covid 19 a taxa de denúncias de agressão aos idosos cresceu 59% no Brasil. Isso parte sobretudo de laços familiares, onde isolados em casa são vítimas dos próprios filhos que se recusam a cumprir obrigações e deveres - principalmente com aqueles que precisam de cuidados constantes.
Ademais, destaca-se que o Estado é o maior agente no que tange tal problemática. Segundo o sociólogo Z. Bauman e sua teoria sobre as "instituições zumbis" os dias atuais são marcados pela fragilização das instituições sociais, as quais perderam a capacidade de assegurar os atributos que lhe foram inicialmente propostos. Nessa perspectiva, notam-se as baixas ações do Estado para garantir a valorização e a qualidade de vida dos idosos, uma vez que a espera excessiva em postos de saúde, bem como a falta de medicamentos essenciais para suas vidas, se veem como fatores preocupantes que os deixam cada vez mais expostos a problemas de saúde. Um direito básico, prescrito de forma utópica na Constituição, mas que na concretude não é garantido a todos os brasileiros.
Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar o impasse. O Estado juntamente com o Ministério da Saúde deve contratar pessoas para atuar na fiscalização de insumos básicos nas unidades de saúde, contando também com uma contratação de médicos,de modo a promover atendimentos mais rápidos e afetivos. Além disso, é necessário que o Ministério da Educação inclua na grade curricular temas sobre a importância das pessoas de terceira idade, a fim de criar uma sociedade flexível para as gerações futuras. Dessa forma, espera-se que haja um decréscimo no estigma associado à valorização dos idosos no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada