Nesse sentido, constata-se o desserviço estatal como uma das causas da questão da doação de órgãos no país. Sob esse viés, o filósofo Aristóteles defende que o estado tem o papel de garantir o bem-estar da população. Entretanto, no contexto brasileiro, a premissa do filósofo não é efetiva na prática, pois o poder público não faz nada para agilizar a lista de espera por órgãos, sendo que entre 2019 e 2020 essa lista chegou a 50 mil pessoas, Dessa forma, devido a omissão governamental, a problemática é agravada no meio social.
Ademais, a sociedade tem um papel determinante pela falta de doações de órgãos no Brasil. Nesse contexto, o sociólogo Zygmunt Bauman, em seu livro "Cegueira Moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida", elucida acerda de como as pessoas comportam-se de modo indiferente em relação ao outro. De maneira análoga, na realidade nacional, essa tese pode ser exemplificada com o preconceito dos cidadãos de fazer um ato solidário de doação de órgão por causa da cor, gênero etc. Desse modo, como consequência da apatia coletiva da problemática, o impasse perdura no país.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela falta de doações de órgãos no Brasil. Para isso, é preciso que o Estado, na condição de garantidor dos direitos individuais, tome providência para mitigar o problema, por meio da criação de uma legislação específica. Tal atividade avaliaria a situação das listas de espera das doações de órgãos em nosso país. Desse modo, espera-se uma sociedade mais justa e igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.