Avatar do usuário
Por guii1599
Quantidade de postagens
#116272
Na série "Grey's Anatomy", em um dos episódios os médicos internos devem realizar uma transfusão de fígado, do filho para o paciente que é seu pai. Saindo da ficção, a realidade apresentada na série faz um paralelo ao que acontece no Brasil, que vai de encontro a premissa da trama, pois é um assunto negligenciado pelo poder público. Diante disso, algumas medidas são necessárias para solucionar tal questão, a qual traz como consequência a ausência de apoio governamental e a falta de empatia da sociedade.
Nesse sentido, constata-se o desserviço estatal como uma das causas da questão da doação de órgãos no país. Sob esse viés, o filósofo Aristóteles defende que o estado tem o papel de garantir o bem-estar da população. Entretanto, no contexto brasileiro, a premissa do filósofo não é efetiva na prática, pois o poder público não faz nada para agilizar a lista de espera por órgãos, sendo que entre 2019 e 2020 essa lista chegou a 50 mil pessoas, Dessa forma, devido a omissão governamental, a problemática é agravada no meio social.
Ademais, a sociedade tem um papel determinante pela falta de doações de órgãos no Brasil. Nesse contexto, o sociólogo Zygmunt Bauman, em seu livro "Cegueira Moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida", elucida acerda de como as pessoas comportam-se de modo indiferente em relação ao outro. De maneira análoga, na realidade nacional, essa tese pode ser exemplificada com o preconceito dos cidadãos de fazer um ato solidário de doação de órgão por causa da cor, gênero etc. Desse modo, como consequência da apatia coletiva da problemática, o impasse perdura no país.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela falta de doações de órgãos no Brasil. Para isso, é preciso que o Estado, na condição de garantidor dos direitos individuais, tome providência para mitigar o problema, por meio da criação de uma legislação específica. Tal atividade avaliaria a situação das listas de espera das doações de órgãos em nosso país. Desse modo, espera-se uma sociedade mais justa e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
313 Exibições
por Meyiihzy
0 Respostas 
74 Exibições
por pedroGomes
0 Respostas 
45 Exibições
por TalitaPaim
Dilema da doação de órgãos no Brasil
por duraesduda18    - In: Outros temas
0 Respostas 
94 Exibições
por duraesduda18
Desafios da doação de órgãos no Brasil
por Sabina    - In: Outros temas
3 Respostas 
270 Exibições
por Sabina
O dilema da doação de órgãos no Brasil
por babimx    - In: Outros temas
0 Respostas 
109 Exibições
por babimx
O Dilema da doação de órgãos no Brasil
por babimx    - In: Outros temas
0 Respostas 
60 Exibições
por babimx
0 Respostas 
165 Exibições
por natanael196
6 Respostas 
521 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
95 Exibições
por laraaaaaaa

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM