Avatar do usuário
Por SofiaManu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114700
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi instituído em 1990 no Brasil, visando a instauração de direitos e deveres para os cidadãos menores de idade. No entanto, tal legislação, que preconiza a proteção física e psicológica de jovens, se encontra violada no país, visto o deplorável cenário de aumento de casos de maus-tratos a esses indivíduos. Posto isso, faz-se urgente analisar a principal causa e consequência desse problema, bem como buscar uma solução.

Primeiramente, é notável que a naturalização da violência infantil, especialmente no interior dos domicílios brasileiros, resulta na grande e crescente quantidade de episódios de maus-tratos a crianças e adolescentes no país. Isso ocorre porquanto os castigos físicos e psicológicos, culturalmente utilizados pelos responsáveis para punir e "corrigir" os menores dentro das casas, são tidos como inofensivos e, até mesmo, recomendados como métodos disciplinatórios. Essas ações, porém, contribuem para a normalização das agressões contra os jovens na sociedade, pois inviabilizam a compreensão por parte da população de que essas práticas são cruéis e necessitam ser denunciadas. Assim, entende-se que a banalização da violência contra menores de idade contribui de forma ampla para o aumento de casos de maus-tratos contra essas pessoas.

Por conseguinte, os maus tratos cometidos contra crianças e adolescentes acarretam graves sequelas físicas e psicológicas neles. Tal fato acontece pois as já naturalizadas violências domiciliares se tornam frequentes no cotidiano dos jovens, levando-os a desenvolverem inúmeros transtornos mentais, como síndrome do pânico, depressão e ansiedade, fora as consequências corporais. Nesse sentido, a lei "Henry Borel", sancionada em 2022, eternaliza o nome do garotinho que foi assassinado pela mãe e padrasto e, dentre outras ações, reforça o direito à proteção de jovens vítimas de agressão. Visto isso, é visível que os efeitos dos maus tratos contra os menores são gravíssimos, podendo, até mesmo, levá-los a óbito, como ocorreu com Henry.

Portanto, é notório que, ainda que já vigorem normas que penalizem agressores e protejam crianças e adolescentes de maus-tratos, é preciso elaborar alternativas mais eficazes. Em primeiro lugar, o Governo Federal— órgão com máxima influência nacional— junto ao Ministério da Educação, deverá se empenhar em desconstruir a cultura da violência infantil como método disciplinatório, mediante informes televisivos e digitais, a fim de desnaturalizar os maus tratos à juventude. Consoante a isso, os poderes legislativo e executivo deverão reforçar leis já existentes que protejam e garantam os direitos desses jovens. Espera-se, por fim, o pleno cumprimento daquilo que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconiza.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por isaroche
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114716
Olá, tudo bem?
Vou corrigir sua redação, ok?
(Não sou profissional!)

Vamos lá.

Introdução: "O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi instituído em 1990 no Brasil, visando a instauração de direitos e deveres para os cidadãos menores de idade. No entanto, tal legislação, que preconiza a proteção física e psicológica de jovens, se encontra violada no país, visto o deplorável cenário de aumento de casos de maus-tratos a esses indivíduos. Posto isso, faz-se urgente analisar a principal causa e consequência desse problema, bem como buscar uma solução."

Aqui tem um erro bastante comum, apresentar o exemplo e não explicar o tema.
Lembre-se que na sua redação, você precisa introduzir o tema, e aqui, você só faz uma alusão.

Fuja também de repertório clichê, use mais livros, obras cinematográficas, casos reais, isso chama a atenção do avaliador na correção!


Desenvolvimento 1: "Primeiramente, é notável que a naturalização da violência infantil, especialmente no interior dos domicílios brasileiros, resulta na grande e crescente quantidade de episódios de maus-tratos a crianças e adolescentes no país. Isso ocorre porquanto os castigos físicos e psicológicos, culturalmente utilizados pelos responsáveis para punir e "corrigir" os menores dentro das casas, são tidos como inofensivos e, até mesmo, recomendados como métodos disciplinatórios. Essas ações, porém, contribuem para a normalização das agressões contra os jovens na sociedade, pois inviabilizam a compreensão por parte da população de que essas práticas são cruéis e necessitam ser denunciadas. Assim, entende-se que a banalização da violência contra menores de idade contribui de forma ampla para o aumento de casos de maus-tratos contra essas pessoas."

Só esse desenvolvimento, já cria uma redação inteira, hahaha. Não esqueça que a quantidade máxima de linhas são de 25 linhas, de 5 a 8 cada parágrafo. Escreva esse parágrafo em uma folha e veja quantas linhas ele obtêm.

Mas vou corrigir mesmo assim! ;)

No desenvolvimento 1, você precisa apresentar duas causas, com um exemplo em cada uma delas. Precisa também de um conectivo entre as duas causas. Eu adorei a sua primeira causa, muito bem escrita, parabéns!

Mas, com o restante do parágrafo, entende-se muito vago sua segunda causa, já que ela não teve o momento de brilhar, entende?

Tente minimizar esse parágrafo (sem mudar sua primeira causa), colocar um conectivo entre ambos e apresentar exemplos, isso ajudará você na avaliação no quesito de repertório sociocultural.

Desenvolvimento 2: "Por conseguinte, os maus tratos cometidos contra crianças e adolescentes acarretam graves sequelas físicas e psicológicas neles. Tal fato acontece pois as já naturalizadas violências domiciliares se tornam frequentes no cotidiano dos jovens, levando-os a desenvolverem inúmeros transtornos mentais, como síndrome do pânico, depressão e ansiedade, fora as consequências corporais. Nesse sentido, a lei "Henry Borel", sancionada em 2022, eternaliza o nome do garotinho que foi assassinado pela mãe e padrasto e, dentre outras ações, reforça o direito à proteção de jovens vítimas de agressão. Visto isso, é visível que os efeitos dos maus tratos contra os menores são gravíssimos, podendo, até mesmo, levá-los a óbito, como ocorreu com Henry."

Achei perfeito, porém, quantas linhas deu no papel? Atente-se a isso, ok?

Porém, muito bem escrito e muito bem exemplificado!


Conclusão: "Portanto, é notório que, ainda que já vigorem normas que penalizem agressores e protejam crianças e adolescentes de maus-tratos, é preciso elaborar alternativas mais eficazes. Em primeiro lugar, o Governo Federal— órgão com máxima influência nacional— junto ao Ministério da Educação, deverá se empenhar em desconstruir a cultura da violência infantil como método disciplinatório, mediante informes televisivos e digitais, a fim de desnaturalizar os maus tratos à juventude. Consoante a isso, os poderes legislativo e executivo deverão reforçar leis já existentes que protejam e garantam os direitos desses jovens. Espera-se, por fim, o pleno cumprimento daquilo que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconiza."

Muito bom!!!

Será que o Conselho Tutelar não teria um lugarzinho nesse parágrafo? Hahahaha.

Muito bem escrito, parabéns!

OBS: Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), particularmente, não gosto muito de salientá-lo na introdução e voltar a usá-lo na conclusão, não está errado! Mas, sinto que usar um repertório audiovisual ou um caso real, traria mais impacto pra sua redação, que já está excelente!

Minha dica é: Reveja mais repertórios em prol do assunto, beleza?

Se restar dúvidas, pode me marcar!

Até mais!!!
1
Avatar do usuário
Por SofiaManu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114726
@isaroche, obrigadaa!❤️ Kkkkk eu já fiz na folha de redação e deu as linhas certinho, mas como minha letra é pequena eu realmente acho que dá pra resumir o D1. Na hora de escrever me dá um branco de repertório, só lembro dos clichês :/ kkkk
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
247 Exibições
por requeijao
4 Respostas 
121 Exibições
por Loak
0 Respostas 
180 Exibições
por anac7
Os maus-tratos aos animais no Brasil
por Emyy222    - In: Outros temas
0 Respostas 
92 Exibições
por Emyy222
Combate aos maus-tratos de animais no Brasil
por Silva02    - In: Outros temas
4 Respostas 
227 Exibições
por Silva02
Combate aos maus- tratos de animais no Brasil
por Rayelli    - In: Outros temas
5 Respostas 
457 Exibições
por Mylike
1 Respostas 
109 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
75 Exibições
por Vickii598
0 Respostas 
85 Exibições
por DeboraCris10
11 Respostas 
658 Exibições
por Mylike

O filósofo Thomas More, em sua obra &qu[…]

Historicamente, o mundo do trabalho foi dominado p[…]

desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM