Observa-se, diante dessa conjuntura que a exposição nas redes sociais é uma das principais causas para que ocorra o desequilíbrio e a falta de regras, visto que esse descontrole acarreta em situações de racismo, machismo, homofobia e derespeito à imagem de outras pessoas, além de causar distanciamento da vida real e das relações familiares. Isso ocorre justamente porque as pessoas atualmente só se preocupam com a sua aparência dos meios virtuais e acabam esquecendo de viver suas vidas reais, gerando sérias dependências com suas respectivas consequências, afetando não apenas o indivíduo em si, mas também todas os outros que fazem parte de seu meio familiar.
Outrossim, é preciso analisar o uso exagerado da liberdade de expressão e seu efeito, já que muitos indivíduos dos acham que o simples fato de existiu direito de se expressar significa que podem dizer e expor tudo o que pensam, mas ao contrário disso, a internet não acoberta o anonimato, então, qualquer ato cometido nela pode ser facilmente rastreado e identificado, casos mais graves podem levar o indivíduo a justiça e até gerar penas e indenizações a vítima. Contudo, é notório destacar que por causa desses acontecimentos a internet pode se tornar um meio de comunicação perigoso para aqueles que não sabem usufruí-la de maneira correta.
Portanto, cabe ao Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação propor através de campanhas a conscientização do uso correto das redes sociais, para que os abusos nesse meio de comunicação possa ser controlado e para que tanto as crianças quanto os jovens saibam lidar com as situações que acontecem diariamente nesse meio social. Cabe também as instituições de ensino promover por meio de palestras ações que busquem incentivar as noções de limites aos jovens, ensinando-os que devem sempre evitar publicar informações privadas que ocasionem a exposição exagerada, só assim será possível controlar o problema abordado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada