Primordialmente, é de suma importância analisar o consumismo compulsivo da sociedade. Diante disso, é observado a necessidade de compra de bens materiais dos brasileiros, fazendo com que as indústrias de eletrodomésticos aumentem a produção para atender as necessidades da humanidade. Segundo Séneca, escritor e intelectual Romano, para a ganância toda a natureza é insuficiente. É notório afirmar que a sociedade usufrui de uma quantidade exagerada de recursos naturais. Com isso, a insatisfação da população corrobora com o extrativismo de minérios.
Ademais, vale ressaltar que o processo de extrativismo gera graves problemas não só para o planeta, mas, também para a humanidade em si. Visto que, a ambição humana em ter certos produtos auxiliam nos meios de produção, processo que gera alterações no solo e complicações nos meios ambientais, podendo levar a extinção de alguns recursos naturais. Outrossim, são os problemas psicológicos e físicos que a ausência desses objetos podem causar nos seres humanos, levando-os a desenvolverem problemas mais graves. Desse ponto de vista, devido a ambição humana, o meio ambiente é contaminado diariamente prejudicando a saúde dos próprios indivíduos e a do planeta.
Infere-se, portanto, na criação de medidas plausíveis para o combate desse mal. Dessa maneira, cabe ao estado, órgão no qual é responsável pelo bem-estar da população, que faça parceria com ONGs, para investir em propagandas sobre a preservação ambiental e como a natureza interfere na saúde dos seres humanos, e divulgar nos canais televisivos e redes sociais, com o intuito de mitigar esse mal existente na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.