Avatar do usuário
Por TavioCorteze
Quantidade de postagens
#123456
De acordo com o estoicismo, o ser humano deveria viver em equilíbrio e harmonia com a natureza, buscando um bem geral. Entretanto, mesmo com o passar dos milênios, continuamos destruindo e sendo destruídos pela mesma. Enchentes, erosões, deslizamentos, entre outras tragédias, resultam em diversas vidas perdidas no território brasileiro. Sendo assim, o Estado necessita parar de negligenciar suas responsabilidades e buscar dar um fim a esses fatores que são contra a vida humana.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), mais da metade dos municípios brasileiros não possuem planejamento e gerenciamentos de riscos, ou seja, em caso de desastre, essas cidades não possuem uma estrutura de prevenção ou remediação. Isso ocorre pela falta de vontade dos responsáveis, pois a maioria não toma iniciativa e os demais que procuram informar o problema em questão, não recebem a devida atenção. Vale ressaltar que a melhoria só ocorre a partir do interesse dos envolvidos.
Além disso, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais(Cemaden), o número de chuvas com quantidade demasiada de água esteve aumentando desde 1950. Por exemplo, há o Rio Grande do Sul, que em setembro e outubro de 2023 sofreu com terríveis enchentes, desestabilizando a população. Contudo, segundo o site Política por Inteiro, apenas 3,3% das propostas da Câmara relacionadas ao meio ambiente envolvem desastres ambientais, dentre eles enchentes. Portanto, comprova-se a falta de atenção relacionada a um tema importantíssimo.
Desse modo, denota-se que é essencial a prevenção e remedição contra tais tragédias. O Ministério do Meio Ambiente, junto ao IBGE e o Cemaden, devem criar projetos de lei que obriguem cada munícipio a realizar uma estrutura capaz de prever, conter e remediar esses desastres. Isso poderá ser feito priorizando impostos e recursos, junto ao monitoramento do Poder Executivo, a fim de diminuir e com o tempo, erradicar esses problemas, conhecidos como tragédias ambientais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por mari799
Quantidade de postagens
#123461
bem na introdução vc falou “ continuamos destruindo e sendo destruídos pela mesma” não tem como sermos destruídos pelo meio ambiente se somos nós qm os destruímos quando vc começa enchentes não precisa do ponto só da vírgula dps
nos desenvolvimentos fica evidente q vc pegou esses dados de algum lugar aconselho a pegar frases ,repertórios culturais ,filmes ,séries algo do tipo
na conclusão qual seria esses projetos ?
0
Avatar do usuário
Por adrianasmp
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123464
Devia colocar um tópico frasal ao iniciar o desenvolvimento

Sou apenas um ser aleatório em mais um ano de estudo para o Enem.
1
Avatar do usuário
Por TavioCorteze
Quantidade de postagens
#123481
Olha, eu acredito que destruímos a natureza e por consequência OU não, também somos e já fomos destruídos pela mesma, visto diversos acontecimentos do passado e presente, então achei uma crítica/comentário irrelevante vindo de um pensamento superficial. Em relação a vírgula, caso se refira ao 1º parágrafo, não sei se melhoraria a construção. Ao meu ver, prejudicaria a sintaxe, mas posso estar enganado. E não entendi o ''nos desenvolvimentos fica evidente q vc pegou esses dados de algum lugar'' ??? Sim parte dos dados eu peguei e transformei através dos Textos Motivadores, mas usando de maneira correta, qual o problema? Pode se dizer que a conclusão poderia ter sido mais "elaborada", faltou um detalhamento, nesse sentido, procuro melhorar.
0
Avatar do usuário
Por TavioCorteze
Quantidade de postagens
#123484
adrianasmp escreveu:Devia colocar um tópico frasal ao iniciar o desenvolvimento

Sim, acabei me equivocando e indo direto a argumentação, obrigado pela correção. :D
0
Avatar do usuário
Por TavioCorteze
Quantidade de postagens
#123485
mari799 escreveu:bem na introdução vc falou “ continuamos destruindo e sendo destruídos pela mesma” não tem como sermos destruídos pelo meio ambiente se somos nós qm os destruímos quando vc começa enchentes não precisa do ponto só da vírgula dps
nos desenvolvimentos fica evidente q vc pegou esses dados de algum lugar aconselho a pegar frases ,repertórios culturais ,filmes ,séries algo do tipo
na conclusão qual seria esses projetos ?
Olha, eu acredito que destruímos a natureza e por consequência OU não, também somos e já fomos destruídos pela mesma, visto diversos acontecimentos do passado e presente, então achei uma crítica/comentário irrelevante vindo de um pensamento superficial. Em relação a vírgula, caso se refira ao 1º parágrafo, não sei se melhoraria a construção. Ao meu ver, prejudicaria a sintaxe, mas posso estar enganado. E não entendi o ''nos desenvolvimentos fica evidente q vc pegou esses dados de algum lugar'' ??? Sim parte dos dados eu peguei e transformei através dos Textos Motivadores, mas usando de maneira correta, qual o problema? Pode se dizer que a conclusão poderia ter sido mais "elaborada", faltou um detalhamento, nesse sentido, procuro melhorar.
0
Avatar do usuário
Por mari799
Quantidade de postagens
#123490
TavioCorteze escreveu:
mari799 escreveu:bem na introdução vc falou “ continuamos destruindo e sendo destruídos pela mesma” não tem como sermos destruídos pelo meio ambiente se somos nós qm os destruímos quando vc começa enchentes não precisa do ponto só da vírgula dps
nos desenvolvimentos fica evidente q vc pegou esses dados de algum lugar aconselho a pegar frases ,repertórios culturais ,filmes ,séries algo do tipo
na conclusão qual seria esses projetos ?
Olha, eu acredito que destruímos a natureza e por consequência OU não, também somos e já fomos destruídos pela mesma, visto diversos acontecimentos do passado e presente, então achei uma crítica/comentário irrelevante vindo de um pensamento superficial. Em relação a vírgula, caso se refira ao 1º parágrafo, não sei se melhoraria a construção. Ao meu ver, prejudicaria a sintaxe, mas posso estar enganado. E não entendi o ''nos desenvolvimentos fica evidente q vc pegou esses dados de algum lugar'' ??? Sim parte dos dados eu peguei e transformei através dos Textos Motivadores, mas usando de maneira correta, qual o problema? Pode se dizer que a conclusão poderia ter sido mais "elaborada", faltou um detalhamento, nesse sentido, procuro melhorar.


Entendo perfeitamente porém ,seria melhor se n utilizasse essa argumentação de q somos destruídos pela a natureza pois se pensar bem ao certo ela n nos destrói só ela n é um ser q age a gente q destrói ela .Sobre a vírgula li novamente e realmente vc tem razão me equivoquei aconselho somente a botar um conectivo toda vez q por ponto assim evita de perder pontos.Sobre os dados bem o enem entenderia como plágio pois vamos supor se estivesse nos textos motivadores eles n entenderia q vc ja sabia dessa informação .E na conclusão só falta trabalhar um pouco mais sobre o projeto q citou .
0
Avatar do usuário
Por TavioCorteze
Quantidade de postagens
#123563
Não seria considerado plágio pois eu não peguei diretamente os dados passados, transformando em informações diferentes. Eu utilizei como uma base, mas não copiei.
Obrigado.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
10 Respostas 
342 Exibições
por Vitruvio
2 Respostas 
90 Exibições
por Danielzzz
0 Respostas 
77 Exibições
por jefin2023
0 Respostas 
55 Exibições
por zSpeedy
0 Respostas 
102 Exibições
por camipimenta
Tragédias causadas por fortes chuvas
por Magadomal    - In: Outros temas
0 Respostas 
107 Exibições
por Magadomal
3 Respostas 
533 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
77 Exibições
por dudastefini
0 Respostas 
81 Exibições
por Gio005
0 Respostas 
96 Exibições
por Gio005

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM