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Por Brukelly
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Na obra "Vidas Secas", o escritor Graciliano Ramos, descreve a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigados a se destacar de tempos em tempos para área menos castigada pela seca, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, na qual as condições climáticas se tornou cada vez menos importante no território brasileiro. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que os impactos ambientais, representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional, uma vez que a negligência estatal e as mudanças climáticas impulsiona a tal problemática com o intuito de solucioná-la.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante para os impactos ambientais no Brasil. Nesse sentido, conforme a Constituição Federal de 1988, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibradas, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade vida, impondo-se ao poder público e da sociedade defendê-lo e preservá-lo. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado de não garantir o bem-estar da sociedade promove grandes eventos climáticos extremos afetando a população e ao meio ambiente. Dessa maneira, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades o problema perdurará.

Ademais, a influência da sociedade brasileira colabora para as mudanças climáticas no país aumentando o aquecimento global. Desse modo, segundo a pesquisa divulgada pelo IBGE 75% das condições climáticas no país tem relação com a atividade humana, devido ao aumento de concentração de CO2 na atmosfera. Dessa forma, as atividades agrícolas, o desmatamento e o aumento do uso de transporte são os principais responsáveis pela emissão de gases tóxicos que afeta a saúde e ao meio ambiente. Assim, comprova-se que a inconsciência humana e a ausência de cuidado com a natureza tornou-se uma das principais causas do aquecimento global.

Portanto, infere-se medidas para amenizar os desafios da sociedade que sofre com o grande risco do aquecimento global. Logo, é preciso que o Governo Federal em parceria com o Tribunal de Contas da União, invista em fiscalização com intuito de preservação em áreas com maior índice de desmatamento. Além disso, visando o objetivo de solucionar essa problemática é imprescindível que o Poder legislativo promova políticas públicas para assegurar a preservação da natureza para que a sociedade entenda de maneira consciente a importância da natureza, para que no fim, as pessoas não sofram com a seca como a família de retirantes sofreu na obra do autor Graciliano Ramos.

@Mad
@JoaoPedro72
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Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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