A princípio, é notório que a sociedade brasileira contemporânea é marcada pela inexistência de ética ambiental, o que potencializa o impasse em xeque, visto os grandes impactos causados pela queima do petróleo e seus derivados. Nesse sentido, é lícito postular que a década de 1970 foi marcada pelo avanço da pauta ambientalista, e várias organizações de defesa à biosfera foram criadas, como por exemplo o “Greenpeace”. Por esse ângulo, nota-se que, apesar do hiato temporal, ainda hoje o ser humano vive um dualismo entre o direito de continuar a explorar o meio ambiente e o dever de sua manutenção. Desse modo, o comportamento “predatório” da humanidade perpetua-se, comprometendo cada vez mais o meio natural.
Ressalta-se, ainda, a inexistência de incentivos por parte do governo rumo à substituição do uso dos combustíveis fósseis, complexificando a resolução do óbice em pauta. Sob esse aspecto, o Brasil é uma das referências mundiais no que se refere ao desenvolvimento de biocombustíveis, como o etanol e o biogás. No entanto, é perceptível que ainda faltam recursos para o desenvolvimento de novas alternativas ao petróleo que sejam mais baratas e menos agressivas ao solo. Isso posto, a conjuntura brasileira contrasta com o pensamento do filósofo americano John Rawls, para quem um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores, haja vista a pouca atenção dada à substituição do “ouro negro”.
Infere-se, portanto, que há dilemas no que tange ao desenvolvimento de novas tecnologias que substituam o uso dos combustíveis fósseis no Brasil, o que deve ser mudado. Para isso, urge que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – órgão responsável por promover a adoção de princípios de proteção à natureza – crie um Plano Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Alternativas ao Petróleo,por meio da disponibilização de recursos aos cientistas brasileiros que trabalham nessa área,
a fim de possibilitar avanços rumo à descoberta de fontes de energia mais sustentáveis, diminuindo, assim, os impactos ambientais. Paralelo a isso, cabe ao Ministério da Educação implantar nas instituições de ensino, uma disciplina de ética ambiental, de modo a conscientizar os jovens e crianças brasileiros sobre a necessidade de se preservar o meio natural. Assim, com a eficiência dessas medidas, a nação verde-amarela afastar-se-á do declínio premeditado por Hilst, e alternativas aos combustíveis fósseis serão utilizadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.