Primeiramente, vale ressaltar que a falta de informações entre a população corrobora com o aumento redundante do aproveitamento servil. Sob essa perspectiva, percebe-se que as indústrias são as principais a lucrar com o abuso trabalhista. Com isso, usufruem da falta de conhecimento para explorar o trabalhador (funcionário), de modo a fazer com que as pessoas busquem outras fontes de renda para garantir o sustento familiar. Desse modo, a desinformação populacional compactua com a exploração do trabalho presente no Brasil.
Além disso,a existência da desigualdade problematiza a vida dos trabalhadores. Acerca disso, percebe-se um paralelo com a época da Revolução Industrial, onde os funcionários das fábricas trabalhavam em condições sanitárias precárias,carga horária remunerada, com tempo inexistente para as refeições. Outrossim, era o valor insignificante que era pago com o tempo que foi trabalhado, o que acaba compactuando com a desigualdade salarial entre homem e mulher. Desse ponto de vista, devido às péssimas condições sociais físicas e psicológicas que são enfrentadas, o problema permanece no país.
Infere-se,portanto, na criação de medidas preventivas para combater esse mal. Dessa maneira, o Estado, junto com o ministério da saúde , órgãos nos quais são responsáveis pelo bem-estar da população, façam parcerias com ONGs, para investir na criação de folhetos e anúncios, e divulgar nas ruas, canais televisivos ou até mesmo nas redes sociais, a fim, de informar os cidadãos brasileiros sobre seus direitos, visando acabar com a exploração trabalhista.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.