Apesar dos pontos positivos oferecidos, como a maior flexibilidade de tempo, aumento da responsabilidade individual e educação personalizada, o ensino domiciliar apresenta diversas desvantagens que não podem ser desconsideradas. Bem como a falta de acesso à internet em diversas regiões, isolamento social, já que é realizado de forma integral em domicílio, além de poder agravar preconceitos devido a possibilidade da educação personalizada não debater determinadas pautas sociais e a facilitação do abuso de crianças e adolescentes em virtude da quebra da concivência escolar, ponto-chave para a denúncia destes casos.
Com o avanço deste projeto, será perceptível um maior afastamento de estudantes de classes sociais mais baixas de uma rede de ensino de qualidade superior. Uma vez que houverem mais estudantes domiciliares, a demanda por professores particulares aumentaria, podendo gerar um desequilíbrio socioeconômico e agravamento da desigualdade social devido à capacidade de apenas as classes sociais com condições financeiras mais favoráveis terem acesso facilitado a essa opção de ensino.
Portanto, é de suma importância que o Ministério da Educação procure solucionar os atuais problemas acerca do sistema educacional, tais como a criação de campanhas públicas para facilitar o acesso à internet e evitar a evasão escolar, antes de validarem um projeto de lei que permite selecionar uma nova opção que necessita de reformulações para que torne-se adequada à sociedade brasileira e ao atual sistema de educação empregado pelo governo no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada