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Por Maria242023
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A Base Nacional Comum Curricular formaliza a educação financeira e apresenta diversos temas associados à educação econômica. Entretanto, é preciso que o ensino desse conteúdo seja realizado de maneira significativa e esteja estruturado com outras áreas do conhecimento, especialmente, a matemática. Nesse sentido, a difícil aplicação para pessoas de baixa renda e a precária formação continuada dos professores podem dificultar a implementação da educação financeira como tema transversal na rede pública do ensino médio.
É indiscutível o debate acerca do impacto das ações da educação financeira, principalmente, no ensino médio, no qual muitos estudantes anseiam o primeiro emprego. Nesse sentido, a escola, como lugar de reprodução social, insere o adolescente na perspectiva da realidade vigente. Por isso, o estímulo ao desenvolvimento de hábitos e atitudes que contribuam para o bem-estar financeiro é fundamental para que o estudante assuma a consciência de classe e não acate o endividamento na vida adulta.
Por outro lado, é evidente a falta de preparação dos professores para educar financeiramente os alunos. De acordo com o Estadão, capacitar os professores é o primeiro passo neste processo, mas ainda não é realidade em muitos Estados e municípios. Logo, se a questão da educação financeira é tema transversal, é imprescindível que o corpo docente receba a devida formação para trabalhar esse assunto nas escolas públicas.
Portanto, a efetivação da educação financeira no ensino médio precisa de participação governamental concreta. Desse modo, as secretarias de educação devem fornecer formação continuada para os professores da rede pública, por meio da criação de cursos presenciais nos respectivos municípios. As aulas devem ser ministrados por pessoas especialistas em educação financeira, para que os docentes tenham embasamento teórico necessário e orientem de maneira eficiente os alunos, contribuindo, assim, para o consumo consciente, proteção contra fraudes financeiras, sustentabilidade, entre outros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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