Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#56376
Desde as sociedades primitivas era visto que quanto maior a idade de um indivíduo maior era o respeito e veneração, pelo fato de serem consideradas pessoas experientes e sábias. Porém, apesar de tal notável e importante forma de tratamento, nota-se nos dias atuais a existência de um descaso de muitos cidadãos para com os idosos em um âmbito nacional. Nesse sentido, variados problemas colaboram ainda mais para a piora da situação, como a falta de civilidade governamental para com tal classe e a forma como é visto o cidadão pelo modelo capitalista de produção. Então, é de suma importância analisar tais problemas com o intuito de mitigar a problemática.
Em primeiro lugar, é válido citar a forma como o sistema capitalista trata o ser humano como uns dos principais pilares para a piora de tal problema. Em suma, com o auxílio da globalização, o capitalismo se expandiu para praticamente todo o globo, incluindo o Brasil. Com isso, nesse sistema onde a busca constante pelo capital e acumulo de bens são as principais características, nota-se a criação de um modela fordista de produção, onde pessoas são vistas como máquinas que servem para somente trabalhar. Por consequência, a população mais idosa - por fisicamente se tornar incapacitada de realizar muitas tarefas - é atingida por tal visão da sociedade de que apenas "geram prejuízos ao Estado". Ocasionando então, constantes casos de maus-tratos e abandono aos idosos brasileiros.
Em segundo lugar, é primordial citar a existência de um descaso governamental para com os idosos brasileiros como alastrador da situação. Em síntese, graças a um egoísmo incrustado na população, líderes políticos, por exemplo, tendem a almejar ainda mais o capital para sua nação, investindo então em setores que geram significantes lucros, como as relações internacionais. Por consequência, setores são nitidamente menos priorizados - como a saúde pública - por não gerarem retornos financeiros, apesar de serem necessários para manter uma boa qualidade de vida da população. Assim, a população de maior idade - pelo fato de biologicamente serem mais suscetíveis ao adoecimento - tendem a sofrer os maiores impactos, com isso, tal situação põe em risco a saúde dessa vasta parcela da população.
Portanto, é basilar a tomada de medidas a fim de se solucionar a problemática. Para isso, o Ministério da Educação em parceria com o Legislativo, deve mostrar à população, desde a juventude, que pessoas continuam sendo vidas e não meras máquinas, elaborando leis que instaurem mais aulas de relações humanas, para que estimule a criação de amor e cuidado ao próximo - independente da idade - de maneira majoritária. Ademais, o Ministério da Fazenda necessita investir demasiadamente na área da saúde, balanceando os gastos de cada setor público, a fim de que a população, principalmente os idosos, tenham garantida uma boa qualidade de vida por parte do Estado. Possivelmente assim, irá se reverter o retrocesso tomado pelo Brasil sobre a forma como trata a experiente e sábia classe idosa, e então, como na antiguidade, tal grupo seja tratado com respeito e reverência, como realmente merece ser tratado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Parabéns, duanalin ! Não é[…]

(primeiramente, obrigada por dedicar seu tempo cor[…]

Espero que Corrijam minha dissertaçã[…]

A série de televisão "os 13 por[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM