Em primeira análise, é importante ressaltar que o abandono familiar impede o bem-estar da população idosa. Isso, acontece porque, as famílias não dão os devidos cuidados com os idosos, não só com a saúde mas também com o convívio social com as outras pessoas. Nesse contexto, segundo a organização mundial da saúde (OMS), a Saúde é o estado de completo de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença. Sendo assim, é evidente que o abandono familiar faz com que a população idosa sejam isolados da vida social, o que pode provocar danos emocional e desenvolvimento de outras doenças.
Ademais, vale destacar que a falta de políticas públicas impede o envelhecimento saudável. A vista disso, os idosos não têm autonomia dentro da sociedade, na maioria das vezes, as suas vontades não são ouvidas. Nesse sentido, de acordo com o filósofo Platão, o importante não é viver, mas viver bem. Desse modo, fica claro que a falta de políticas públicas faz com que a população idosa não tenha um bem estar social e autonomia nas suas escolhas pessoais contribuindo para as desigualdades sociais e violência contra os idosos.
Portanto, medidas são necessárias para garantir o bem-estar da população idosa. Para isso, o Ministério dos Direitos Humanos deve promover campanha por meios de comunicação, como na Internet, na televisão e no rádio, a fim de informar as famílias sobre a importância de o idosos terem um convívio social. Em acréscimo, cabe o Ministério dos Direitos Humanos em parceria com Governo Federal, deve deve investir em políticas públicas através verbas governamentais com a finalidade de garantir o bem-estar da população idosa que é primordial para o envelhecimento saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.