Avatar do usuário
Por Thalya17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123003
O desafio para combater a falta de moradia digna no Brasil

Embora a Constituição Federal de 1988 afirme, que todos os cidadãos possuem direitos a uma moradia adequada, nota-se que essa garantia não acontece adequadamente na realidade. Posto que, caminhos ainda precisam ser traçados para promover esse direito constitucional negligenciado pea inoperância do governo e pela falta de conhecimento da sociedade de seus direitos sociais. Essas são as principais causas desse quadro contemporâneo acerca da moradia no Brasil.
Em primeiro plano, evidencia-se,por parte do governo a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas e inclusivas para democratizar o acesso à moradia digna no Brasil. Essa lógica é comprovada pelo papel omisso que o ministério e secretarias de habitação exercem na administração do país. Desse modo, percebe-se que essa omissão reflete uma lacuna entre os programas do governo já existentes e a população que necessita deles. Infelizmente o desconhecimento da população em relação ao seus direitos constitucionais.
Segundo o sociólogo Thomas Hobbies, "é dever do Estado garantir os serviços necessários para o bem-estar da nação". Sob esse viés, ressalta-se que essa negligência acaba aumentando na quantidade de favelas e moradias irregulares além de crescimento dos moradores de rua no país, isso pode acabar causando riscos à vida da população. A perpetuação dessa realidade, comprova que uma parcela da população brasileira ainda não tem acesso a uma vida digna.
Portanto, algumas medidas são necessárias para a resolução dessa problemática, para tanto, sabe ao ministério de habitação com a colaboração da sociedade, promover políticas públicas mais inclusivas,bem como, fiscalizar os programas sociais que já existem, podendo beneficiar quem mais necessita,dessa maneira possa amenizar o problema de moradia da maior parte da população
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
296 Exibições
por lilica4soa
Direito a moradia digna no Brasil.
por LaisVilela    - In: Outros temas
0 Respostas 
196 Exibições
por LaisVilela
5 Respostas 
143 Exibições
por Thalya17
A falta de moradia no Brasil
por Viih10    - In: Outros temas
0 Respostas 
128 Exibições
por Viih10
a falta de moradia e luta por habitação
por marqwes    - In: Outros temas
0 Respostas 
247 Exibições
por marqwes
1 Respostas 
73 Exibições
por DaviHudson
O acesso a moradia no Brasil
por beaborgesz    - In: Outros temas
0 Respostas 
75 Exibições
por beaborgesz
O problema de moradia no Brasil
por Ariane2    - In: Outros temas
0 Respostas 
48 Exibições
por Ariane2
COMO GARANTIR O DIREITO À MORADIA NO BRASIL
por Thete    - In: Outros temas
0 Respostas 
142 Exibições
por Thete
0 Respostas 
752 Exibições
por vinicius2008

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

A jurista e escritora antirracista, Michelle Alexa[…]

O filósofo Thomas More, em sua obra &qu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM