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Por helenaluz
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#121961
Sob a perspectiva cinematográfica o filme “ Mãos talentosas: A história de Ben Carson “, trata justamente da extrema importância da educação na vida de todo cidadão. Nessa virtude é correto expressar que a trama nos passa o cenário que a educação não é apenas um benefício individual, mas sim uma ilação que é compartilhada com a sociedade , ao decorrer de nossas vidas.

De início, é notório destacar que a educação é a pilastra principal para a sociedade justa , pois a educação molda nosso saber “certo e errado”.No Brasil atualmente a falta de educação de qualidade vem sido um grande desafio para a sociedade , prova disso recai da informação da pesquisa dos “jovens nem-nem”, que nós relata que 7,1 milhões de jovens entre 14 a 24 anos nem estudam , nem trabalham.

Todavia essa ocasião vem também da falta de estrutura governamental no setor da educação , pois se não á uma educação de qualidade e cativante, como o governo acha que esses jovens irão se interessar a realmente estudar , quando a educação não passa de um professor passando um texto sem explicação. Sendo assim torna-se a educação a âncora principal da sociedade, mudaria a visão e as ações da sociedade em virtude da qualidade de vida.

Em prol do que foi mencionado cabe ao governo criar iniciativas para o aprendizado, criar ações nas escolas para um ensino mais leve , dinâmico, mas mesmo assim fatal , para o ensino no modo geral . Somente assim o mundo terá jovens aptos para o futuro e profissionais competentes para a qualidade de vida e felicidade da sociedade em um conjunto.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por OlrenBeat
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#122030
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

1. Desenvolvimento do tema e repertório sociocultural:

Você abordou o tema proposto, que é a importância da educação na vida dos cidadãos, sob uma perspectiva cinematográfica. No entanto, faltou um desenvolvimento mais consistente sobre como o filme "Mãos Talentosas: A História de Ben Carson" retrata essa importância. Além disso, seria interessante utilizar exemplos ou referências socioculturais para enriquecer seu argumento.

2. Estrutura dissertativo-argumentativa:

Seu texto possui uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão, mas é importante destacar que você precisa ser mais claro ao apresentar sua tese logo no início da redação. Isso ajuda o leitor a entender qual será o ponto central do seu texto.

3. Argumentação e uso de fatos coerentes:

Você mencionou corretamente que a falta de educação de qualidade é um desafio enfrentado pela sociedade brasileira atualmente. No entanto, faltaram argumentos mais elaborados para sustentar essa afirmação e relacioná-la diretamente ao filme em questão.

4. Articulação das partes do texto e recursos coesivos:

É necessário melhorar a articulação entre as ideias apresentadas em cada parágrafo para garantir uma maior fluidez textual. Além disso, você pode explorar diferentes recursos coesivos (conectivos) para estabelecer relações lógicas entre as informações apresentadas.

5. Proposta de intervenção detalhada:

Sua proposta de intervenção foi mencionada brevemente, mas é importante desenvolvê-la de forma mais detalhada. Lembre-se de incluir ação, agente responsável pela ação, modo/meio de execução da ação e o efeito esperado.

Dicas para melhorar sua escrita:

- Desenvolva melhor suas ideias: Procure explorar cada argumento com exemplos concretos e informações relevantes que sustentem seu ponto de vista.

- Organize melhor as partes do texto: Utilize parágrafos bem estruturados para separar as diferentes ideias apresentadas.

- Utilize recursos coesivos: Faça uso adequado dos conectivos (por exemplo, "além disso", "portanto", "contudo") para estabelecer relações lógicas entre as informações apresentadas.

- Aprofunde sua proposta de intervenção: Detalhe mais os aspectos da sua proposta, explicando como ela pode ser implementada na prática e quais resultados podem ser alcançados.

Revisando essas questões em seu texto, você poderá torná-lo mais claro, coeso e persuasivo. Continue praticando!
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