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Por Sabina
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#122363
A Constituição Federal de 1988, prevê o direito à saúde para todos. No entanto, essa não é uma realidade da população idosa, uma vez que eles não têm um envelhecimento saudável. Nessa expectativa, note-se que há barreiras que impede o envelhecimento saudável dos idosos. Sob esse aspecto, dois fatores não podem ser negligenciados: o abandono familiar e falta de políticas públicas.

Em primeira análise, é importante ressaltar que o abandono familiar impede o bem-estar da população idosa. Isso, acontece porque, as famílias não dão os devidos cuidados com os idosos, não só com a saúde mas também com o convívio social com as outras pessoas. Nesse contexto, segundo a organização mundial da saúde (OMS), a Saúde é o estado de completo de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença. Sendo assim, é evidente que o abandono familiar faz com que a população idosa sejam isolados da vida social, o que pode provocar danos emocional e desenvolvimento de outras doenças.

Ademais, vale destacar que a falta de políticas públicas impede o envelhecimento saudável. A vista disso, os idosos não têm autonomia dentro da sociedade, na maioria das vezes, as suas vontades não são ouvidas. Nesse sentido, de acordo com o filósofo Platão, o importante não é viver, mas viver bem. Desse modo, fica claro que a falta de políticas públicas faz com que a população idosa não tenha um bem estar social e autonomia nas suas escolhas pessoais contribuindo para as desigualdades sociais e violência contra os idosos.

Portanto, medidas são necessárias para garantir o bem-estar da população idosa. Para isso, o Ministério dos Direitos Humanos deve promover campanha por meios de comunicação, como na Internet, na televisão e no rádio, a fim de informar as famílias sobre a importância de o idosos terem um convívio social. Em acréscimo, cabe o Ministério dos Direitos Humanos em parceria com Governo Federal, deve deve investir em políticas públicas através verbas governamentais com a finalidade de garantir o bem-estar da população idosa que é primordial para o envelhecimento saudável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#122387
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No que diz respeito à estrutura dissertativo-argumentativa, você apresenta uma introdução adequada ao tema, expondo a problemática do envelhecimento saudável da população idosa. No entanto, é importante destacar que falta uma tese clara e objetiva no final da introdução para direcionar o desenvolvimento dos argumentos.

Na argumentação, você aborda dois fatores que impedem o envelhecimento saudável dos idosos: o abandono familiar e a falta de políticas públicas. É válido citar esses aspectos como pontos relevantes para sustentar seu ponto de vista. Entretanto, é necessário desenvolver melhor as ideias e fornecer exemplos concretos ou dados estatísticos para embasar seus argumentos. Além disso, é fundamental estabelecer conexões lógicas entre as partes do texto por meio de recursos coesivos (conectivos), garantindo assim maior fluidez na leitura.

A proposta de intervenção apresentada no último parágrafo possui elementos importantes como a promoção de campanhas informativas pelo Ministério dos Direitos Humanos e investimentos em políticas públicas em parceria com o Governo Federal. No entanto, ela carece de detalhamento sobre quais seriam as ações específicas realizadas nessas campanhas e quais medidas seriam adotadas nas políticas públicas para garantir o bem-estar da população idosa.

Em relação à linguagem utilizada na redação, observei alguns problemas gramaticais como concordância verbal ("faz" deveria estar no plural "fazem") e uso inadequado de conectivos ("a vista disso" deveria ser "à vista disso"). Além disso, é importante evitar repetições excessivas de palavras ou expressões, buscando uma maior diversidade vocabular.

Sugiro que você revise o texto, aprimorando os argumentos com exemplos mais concretos e dados estatísticos relevantes. Além disso, procure desenvolver melhor as ideias em cada parágrafo e utilizar recursos coesivos para garantir a fluidez do texto. Não se esqueça também de elaborar uma proposta de intervenção mais detalhada, especificando as ações necessárias para solucionar o problema apresentado.

Lembre-se sempre de praticar a escrita e ler bastante para ampliar seu repertório sociocultural. Com dedicação e prática constante, você conseguirá melhorar sua redação!
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