Avatar do usuário
Por Daniloo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123853
Conforme dados do IBGE, no ano de 2019, 25% da população está na faixa etária entre 0 a 17 anos. Com isso, pode-se perceber que a infância e a adolescência são essenciais para a formação de pessoas conscientes e atuantes na sociedade. Entretanto, fatores como a evasão escolar e a pobreza impedem estes indivíduos de crescerem como potenciais formadores de conhecimento.

Nesse contexto, é perceptível como a atual situação da educação do país tem sido um fator que tem prejudicado muitas crianças. De acordo com a 1° edição do Cenário da Criança e Adolescência no Brasil, em 2023, realizado pela Fundação Abrinq, a taxa de abandono do Ensino Fundamental, entre 2020 e 2021, aumentou de 1,1% para 1,8%, o que é alarmante, visto que, por meio da educação básica, o indivíduo aprende as primeiras noções de socialização e de cidadania, importantíssimos para o desenvolvimento deles como parte da sociedade.

Além disso, segundo dados do site G1, no ano de 2022, a pobreza e a extrema pobreza impactam a vida de 10 milhões de crianças de até 6 anos no nosso país, o que significa que, com isso, direitos como o de se alimentar e de ter dignidade não são existentes para todos, o que demonstra negligência do governo para com a população mais carente.

Em vista destes fatos, podemos notar que tais problemáticas citadas tem impedido muitas crianças de terem uma infância realmente saudável e digna. Com isso, é necessário que o Governo Federal realize ações sociais nas escolas públicas, tais como a doação de cestas básicas aos mais carentes, além de palestras aos estudantes sobre a importância da educação, a fim de conscientizar sobre a necessidade de tornar-se um cidadão consciente e reduzir as desigualdades sociais
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
30 Exibições
por manumel0
1 Respostas 
135 Exibições
por Kimmdoo10
0 Respostas 
84 Exibições
por Reeeeed2007
3 Respostas 
275 Exibições
por Natanael123
0 Respostas 
86 Exibições
por ericks
4 Respostas 
591 Exibições
por Sabina
0 Respostas 
88 Exibições
por Sabina
0 Respostas 
168 Exibições
por Lerezende
2 Respostas 
140 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
60 Exibições
por imavisz

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM