Quantas vezes perambulou pela internet e viu a noticia da morte de algum famoso pela milezima vez ou até que um politico falou algo polemico, em certos momentos podem ser verdade, podem há grandes chances de serem as famosas Fake News, mas como essas falsas informações se espalham tão facilmente? E quão perigosas elas podem ser?
O termo Fake News vem do inglês e significa literalmente noticias falsas. Essas noticias são criadas em sua maioria por empresas com o simples objetivo de espalhar mentiras, muitas vezes apenas por cliques e divulgação, outros para manchar a reputação de um individuo oi até mesmo para manipular a opinião popular, que compartilham esse monte de desinformações imaginando estar passando uma verdade adiantes, mas apenas contribuem para esse mercado de mentiras, sendo seu principal meio disseminador a rede social Whatsapp.
Se espalhando numa velocidade absurda, as Fake News podem ser muito mais perigosas do que imagina-se. Como exemplo há as noticias falsas sobre a doença COVID-19, uma das mais populares é o uso da cloroquina para seu combate, o que inumeros medicos afirmaram ser ineficiente, mas um individo que apenas leu a informação original pode aderir ao uso da substancia e acabar com graves efeitos colaterais. Além disso, as Fake News geram inumeros outros problemas, sendo considerado até como crimes, de calunia, injuria, difamação ou incitação ao homicidio.
As Fake News se espalham rapidamente e são capazes de muitos perigos por isso precisam ser combatida o quanto antes com mais companhas como a Fato ou Fake do site G1, também é necessaria a implantação mais firme a Lei Nº 6812, de 2017 e talvez a criação de outras, além disso, as pessoas devem em principal ficar atentas ao que recebem e checar todas as informações antes de compartilhar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada