Em princípio, deve-se pontuar que a aceleração do processo de desinformação se é dada por um indivíduo que não possui conhecimento sobre as chamadas "fake news", essa pessoa recebe na maioria das vezes essas notícias por meio de suas redes sociais e compartilha sem conferir a veracidade, se a fonte originária é confiável e se a data da mesma é condizente com a informação, ocasionando uma série de informações errôneas totalmente descondizentes com a verdade absoluta.
Outro fator existente é a aplicação de golpes em que estelionatários promovem falsas informações sobre algum produto ou negócio, muitas das vezes por meio de influenciadores digitais - pessoas que trabalham com mídias sociais - se aproveitando da ingenuidade e falta de conhecimento de diversos usufluintes das redes, que acabam sendo pegos por esses golpes.
Em virtude dos fatos mencionados é de vera importância a conscientização sobre as "fake news" para que cada vez menos informações descondizentes com a verdade sejam disseminadas . Visto isso, o M.E.C. ( Ministério da educação) em parceria com instituições de ensino públicas/ privadas (ensino médio e superior) com o auxílio de profissionais da área de jornalismo, mídia e comunicação - que constantemente se deparam com informações falsas - produzam palestras de conscientização, citando exemplos dos impactos causados com a finalidade de cada vez mais pessoas estarem cientes sobre as "fake news", de modo que essas notícias possam ser cada vez menos compartilhadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.