Primeiramente, vale ressaltar que o povo brasileiro, em sua maioria, ingere alto número de alimentos não saudáveis. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, cerca de 35% dos brasileiros comem demasiada carne com gorduras e, segundo a Vigitel, somente um em cada três adultos consome frutas várias vezes por semana. A má alimentação é uma das principais causadoras da obesidade e carece de ser combatida, levando cidadãos ao excesso de peso e outras complicações de saúde.
Em segundo plano, é indispensável a citação dos ruins hábitos do padrão de vida sedentário, tão comum na sociedade atual. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade da população brasileira é sedentária, e o número é ainda maior entre os jovens. A prática de exercícios físicos é vital para um organismo saudável e a falta dos mesmos desencadeia crises de saúde, entre elas o aumento de peso.
Dado o exposto, conclue-se que é necessário o combate à estes empecilhos a fim de diminuir as taxas de obesidade. Em primeiro lugar, é dever do Ministério da Saúde informar e ensinar a população os devidos hábitos alimentares organizando campanhas e distribuições de alimentos, como também promover e incentivar a prática esportiva como exercício físico, financiando aulas e a construção de áreas públicas de realização de esportes para uso da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.