Em primeira análise, é importante ressaltar a situação econômica dos imigrantes, como por exemplo, os imigrantes do Haiti, que após o terremoto em 2010 mergulhou em uma crise econômica e social que resultou em um grande fluxo imigratório para o Brasil. Por conseguinte, a maior parte dos imigrantes que chegaram não possuíam dinheiro ou qualquer forma de renda. Desta forma, como diria o filósofo Thomas Hobbes, uma “intervenção estatal” mostra-se necessária.
Ademais, é imprescindível destacar a falta de infraestrutura do Brasil no que se refere ao acolhimento do imigrante, isto é, muitas das vezes os imigrantes buscam uma vida melhor e ao chegarem ao país de destino, infelizmente são submetidos ao desemprego, a fome e falta de moradia, uma situação contraditória diante dos Direitos Humanos. Portanto, tornam-se necessárias medidas que devam solucionar essa problemática.
Em suma, para resolver os impasses associados aos movimentos imigratórios no Brasil, é mister que os órgãos legislativos e de Direitos Humanos promovam a inclusão dos imigrantes oriundos de classes pobres no mercado de trabalho bem como projetos de acesso a moradia, por meio de políticas públicas a fim de garantir o acolhimento dos imigrantes, de forma a buscar ajudar o outro e ter-se então uma sociedade mais harmoniosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.