• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por munizco
#76106
No romance "O Declínio de um Homem", escrito por Osamu Dazai, Yozo, o protagonista, tenta cometer suicídio, mas sobrevive e ao voltar para casa é desrespeitado por família e amigos, e levado à força para um hospital psiquiátrico. Durante toda a trama, Yozo é constantemente negligenciado e não obtém nenhum apoio, consequentemente se afundando cada vez mais em pensamentos depressivos e suicidas. Tal situação pode ser facilmente relacionada ao estigma da depressão no Brasil.
No contexto atual, mesmo a depressão sendo julgada como o "mal do século" pela OMS, seu debate é um tópico sensível para a sociedade. Como resultado, a falta de discussões sobre tal assunto gera a negligência e desinformação; o conhecimento dos cidadãos sobre a doença, as causas e como tratá-la é escasso.
Ademais, não há democratização no acesso ao tratamento; muitos não têm acesso à clínicas de terapia, pois, além do tratamento ser pago em boa parte das vezes, elas se encontram geralmente em locais urbanos, demonstrando total descaso para com a população rural.
Portanto, a quebra do estigma da depressão é de suma importância para sua extinção. É dever das autoridades governamentais incentivar tal quebramento, através de campanhas e palestras explicativas sobre a doença, estímulos para debates em instituições de ensino, investimentos na área da saúde e disponibilização de tratamento gratuito. Dessa forma, pessoas como Yozo podem ter um final feliz.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

A logística e infraestrutura da Funda&ccedi[…]

oii gente! Quem puder corrigir minha redaç&[…]

Deivid16 3m1ly Willa Quem puder corrigir ess[…]

Eraldonunes , Davila pode corrigir pfv EuDavi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM