Por Mcarolina
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#29228
É notório que a educação é essencial para o desenvolvimento de um país, uma vez que esta contribui para a formação de todas as áreas de conhecimento, entretanto, ainda há muitas pessoas que não gozam desse privilégio. No filme "Além da sala de aula", de Jeff Bleckner, a professora Stacay Bess é contratada para trabalhar em uma escola precária de recursos, então esta tira de seu próprio bolso para oferecer ensino adequado a seus alunos. Na realidade brasileira, o cenário não é diferente. Diante do exposto, nota-se que medidas devem ser tomadas para resolver esse impasse.
Segundo dito por Katarina Tamavski, "A educação é a chave para abrir outros direitos humanos ", no entanto, mediante dados do projeto Colabora 28,2% da população brasileira não têm acesso à escola, já que crianças de 6 a 14 anos ou não frequentam à escola ou não a concluíram. Fica claro, portanto, a contradição no dito por Katarina e a realidade, haja vista que se nem a educação é privilégio de todos, tampouco serão os outros.
Por conseguinte, a população encontra-se com jovens pouco qualificados e desprovidos de capacitação para trabalhos bem remunerados. Ademais, a ausência da escola na vida dos jovens fomenta o número dos que moram nas ruas, usam e/ou traficam drogas, visto que tal instituição corrobora no desenvolvimento do pensamento dos alunos, de forma que passem a eles uma boa visão de mundo. Afinal, como já havia dito Immanuel Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele".
Tudo isso é, indubitavelmente, ocasionado pelo acesso limitado à escola e a falta desta, assim como a falta de investimento em materiais escolares que garantam ensino adequado. Outrossim, o absentismo da eficiência e do próprio transporte de locomoção dos estudantes, em se tratando da área rural, também contribui para a má desenvoltura da educação brasileira.
Nesse contexto, urge a necessidade de colaboração para a melhoria na educação do país. Para reverter esse quadro, o Governo Federal juntamente ao Estadual e Municipal devem designar verbas substancialmente a cada mês para a compra e manutenção de materiais e transportes escolares. Ademais, faz-se necessário investimento na construção e ampliação de escolas, assim como oferecer educação à distância àqueles que vivem em ambiente rural. Tendo feito isso, ter-se-á um Brasil com pessoas mais qualificadas e com um sistema educacional digno por direito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Por Ashiley
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#29524
Mcarolina escreveu:@Ashiley corrige pra mim, por favor??
Sim, em breve! ;)
0
Por Dylan
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#29569
Introdução: 1- Você tem que começar a introdução com o repertório, você inverteu a ordem, colocou um argumento sobre educação primeiro e o repertório depois, isso perde ponto em organização, competência 3 por não organizar o texto. 2- você colocou seu repertório (o filme) e depois falou: ‘na realidade brasileira o cenário não é diferente’, então na realidade brasileira as professoras tiram dinheiro do próprio bolso para pagar os alunos? 3- Era pra discorrer mais sobre a realidade brasileira e você poderia fazer um choque olha como ficaria legal: ‘Apesar de ficção, o filme alegoriza uma realidade no Brasil, a precariedade da escolas e consequentemente uma má educação para seus alunos, o que não condiz com uma democracia. Com efeito, a perpetuação desse impasse pressupõe a ineficiência do Estado, inibindo que os alunos brasileiros gozem de uma boa educação e trazendo serias consequências’. Viu? No encaminhamento argumentativo é bom você descrever o que você vai falar ao longo da redação, no caso eu disse que no desenvolvimento 1 eu iria argumentar que o Estado é ineficiente e no Desenvolvimento 2 as consequências disso para a sociedade.

Desenvolvimentos: você organizou as ideias bastante bagunçadas isso tira seus pontos na competência 3 por não organizar e na 2 por desconhecer a estrutura da redação. Coloque no Desenvolvimento 1 a negligência do Estado e discorra sobre isso. No Desenvolvimento 2 coloque sobre as consequências que os alunos passam. Você também não colocou encaminhamento argumentativo, pesquisa no youtube depois tem vários professores legais que explicam o que é.

Conclusão: 1- Você tem que especificar mais esses agentes, Governo Federal, Estadual e Municipal é muito amplo, o corretor vai achar que você não conhece as instituições competentes para resolver o problema e colocou isso 2- É preciso de um AGENTE / AÇÃO / MEIO, MODO / FINALIDADE / DETALHAMENTO. Você colocou 2 propostas vamos analisar isso. Proposta 1: AGENTE: Governo Federal, Estadual, Municipal (ficou vago, poderia colocar o MEC para solucionar os problemas em relação as escolas e o Ministério da Infraestrutura para os problemas com transporte), AÇÃO: Compra e manutenção de materiais e transportes escolares, MEIO ou MODO: designar verbas substancialmente a cada mês (poderia ter colocado outro meio pra somar) DETALHAMENTO: não teve detalhamento, perde 40 pontos por isso, FINALIDADE: não teve finalidade perde 40 pontos por isso. 3- Agora vamos analisar sua segunda proposta (analisando a partir da palavra ADEMAIS) AGENTE: Não teve agente pode perder pontos. AÇÃO: construção e ampliação de escolas. MODO ou MEIO: investimento (mesmo meio da outra proposta, pode perder ponto). DETALHAMENTO: não teve detalhamento, pode perder ponto. FINALIDADE: dessa vez teve finalidade (oferecer educação). 4- não use ter-se-á, perde ponto por isso 5- você disse educação à distância, se expressou errado, educação a distância é por computador.
NOTA FINAL: COMPETÊNCIA 1: 120. COMPETÊNCIA 2: 80 . COMPETÊNCIA 3: 120. COMPETÊNCIA 4: 160. COMPETÊNCIA 5: 80 NOTA FINAL = 560. Você perdeu muita na competência 2 porque seu texto tem 2 partes embrionárias (os desenvolvimentos e a introdução) CUIDADO COM AS CORREÇÕES NESSE SITE, MUITOS DÃO NOTAS ALTAS MAS NÃO DESCREVEM OS ERROS POR IGNORÂNCIA
0
Por Ashiley
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#30198
Oi, @Mcarolina. :D

Erros
Correção dos erros
Comentários

É notório que a educação é essencial para o desenvolvimento de um país, uma vez que esta contribui para a formação de todas as áreas de conhecimento, entretanto, ainda há muitas pessoas que não gozam desse privilégio. No filme "Além da sala de aula", de Jeff Bleckner, a professora Stacay Bess é contratada para trabalhar em uma escola precária de recursos, então esta tira de seu próprio bolso para oferecer ensino adequado a seus alunos. Na realidade brasileira, o cenário não é diferente. Diante do exposto, nota-se que medidas devem ser tomadas para resolver esse impasse.
No trecho [...] Na realidade brasileira, o cenário não é diferente [...], senti falta de uma continuação. Mas de resto sua introdução está OK.
Segundo dito por Katarina Tamavski (Quem ela é? Qual a sua ocupação?), "A educação é a chave para abrir outros direitos humanos " (Repertório Sociocultural :arrow: OK) , no entanto, mediante dados do projeto Colabora 28,2% da população brasileira não têm acesso à escola, já que crianças de 6 a 14 anos ou não frequentam à escola ou não a concluíram (Repertório Sociocultural :arrow: OK). Fica claro, portanto, a contradição no dito por Katarina e a realidade, haja vista que se nem a educação é privilégio de todos, tampouco serão os outros.
Não comece seu parágrafo de desenvolvimento já com o repertório. Faça primeiro o tópico frasal, ou seja, uma breve apresentação do que você irá falar no decorrer do parágrafo. Depois insira o repertório sociocultural. Além disso, faltou você argumentar mais.
Por conseguinte, a população encontra-se com jovens pouco qualificados e desprovidos de capacitação para trabalhos bem remunerados (Tópico frasal :arrow: OK). Ademais, a ausência da escola na vida dos jovens fomenta o número dos que moram nas ruas, usam e/ou traficam drogas, visto que tal instituição corrobora no desenvolvimento do pensamento dos alunos, de forma que passem a eles uma boa visão de mundo. Afinal, como já havia dito Immanuel Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele" (Essa citação já está muito maçante, a adeque melhor para que seja produtiva).
Tudo isso é, indubitavelmente, ocasionado pelo acesso limitado à escola e a falta desta, assim como a falta de investimento em materiais escolares que garantam ensino adequado. Outrossim, o absentismo da eficiência e do próprio transporte de locomoção dos estudantes, em se tratando da área rural, também contribui para a má desenvoltura da educação brasileira.
Bom desenvolvimento, este foi mais organizado. Porém o que comprova todas essas suas afirmações? Note que no parágrafo todo você só utilizou uma citação que não diz muita coisa. Use mais repertórios socioculturais e argumente mais.
Nesse contexto, urge a necessidade de colaboração para a melhoria na educação do país. Para reverter esse quadro, o Governo Federal juntamente ao Estadual e Municipal (agentes) devem designar verbas substancialmente a cada mês para a compra e manutenção de materiais e transportes escolares (ação). Ademais, faz-se necessário investimento na construção e ampliação de escolas, assim como oferecer educação à distância àqueles que vivem em ambiente rural (ação). Tendo feito isso, ter-se-á um Brasil com pessoas mais qualificadas e com um sistema educacional digno por direito (efeito/finalidade).
Sua proposta de intervenção está incompleta, falta o meio/modo e um possível detalhamento. Além disso, te aconselho a retomar a contextualização da introdução no último período.
Comentários gerais:
Argumente mais e use mais repertórios socioculturais. Além disso, melhore sua proposta de intervenção adicionando os elementos que faltam e seguindo as dicas. Continue treinando e verá o quanto vai progredir!

Aguardo por futuras redações suas e qualquer coisa é só me mencionar nos seus textos ou enviar uma mensagem!

Ei, a persistência é o caminho do êxito. - Charles Chaplin
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