Segundo dito por Katarina Tamavski, "A educação é a chave para abrir outros direitos humanos ", no entanto, mediante dados do projeto Colabora 28,2% da população brasileira não têm acesso à escola, já que crianças de 6 a 14 anos ou não frequentam à escola ou não a concluíram. Fica claro, portanto, a contradição no dito por Katarina e a realidade, haja vista que se nem a educação é privilégio de todos, tampouco serão os outros.
Por conseguinte, a população encontra-se com jovens pouco qualificados e desprovidos de capacitação para trabalhos bem remunerados. Ademais, a ausência da escola na vida dos jovens fomenta o número dos que moram nas ruas, usam e/ou traficam drogas, visto que tal instituição corrobora no desenvolvimento do pensamento dos alunos, de forma que passem a eles uma boa visão de mundo. Afinal, como já havia dito Immanuel Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele".
Tudo isso é, indubitavelmente, ocasionado pelo acesso limitado à escola e a falta desta, assim como a falta de investimento em materiais escolares que garantam ensino adequado. Outrossim, o absentismo da eficiência e do próprio transporte de locomoção dos estudantes, em se tratando da área rural, também contribui para a má desenvoltura da educação brasileira.
Nesse contexto, urge a necessidade de colaboração para a melhoria na educação do país. Para reverter esse quadro, o Governo Federal juntamente ao Estadual e Municipal devem designar verbas substancialmente a cada mês para a compra e manutenção de materiais e transportes escolares. Ademais, faz-se necessário investimento na construção e ampliação de escolas, assim como oferecer educação à distância àqueles que vivem em ambiente rural. Tendo feito isso, ter-se-á um Brasil com pessoas mais qualificadas e com um sistema educacional digno por direito.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.