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#52257
Segundo o filósofo John Locke, "ler fornece conhecimento à mente, pensar incorpora o que lemos". Contudo, no que tange à realidade brasileira, o incentivo à leitura encontra-se ausente uma vez que as escolas não tem proporcionado estudo nessa matéria. Sobre essa ótica, a falta de discussão e apoio do governo destacam-se no agravamento do problema. Logo, urge a necessidade de discussões acerca do impasse.
Em primeiro plano, destaca-se que o silenciamento perpetua a permanência desse quadro laborioso. Nesse sentido, o filósofo Habermas trouxe uma contribuição ao pontuar que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Sobre esse viés, para que o incentivo à leitura seja conquistado, faz-se necessário debater sobre isso. Assim, trazer pauta à esse tema aumentaria as chances de atuação nele.
Nesse tocante, vale ressaltar que a insuficiência de apoio governamental potencializa esse cenário. Nessa perspectiva, o artigo 6° da constituição federal de 1988 diz que a educação é um direito de todos e dever do Estado, o que colabora na afirmação de que o governo deve investir em leitura nas escolas, já que este é um direito dos estudantes. Assim sendo, incentivos mediáticos financiados pelo Estado garantiriam a expansão da ideia e por sua vez as possibilidades de sua conquista.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Desse modo, cabe ao MEC - Ministério da Educação - desenvolver campanhas que incentivem pessoas de todas as idades à lerem, por meio de propagandas que seriam expostas em meios de comunicação como a TV, rádio e redes sociais, afim de atingirem o maior número de pessoas possíveis sobre a importância do tema. Ademais, o governo deve investir em bibliotecas como salas de estudo nas escolas, para que a leitura permanecesse como matéria comum e dessa forma, os alunos dessem a devida valorização à ela. Feito isso, a deficiência no incentivo à leitura no Brasil seria amenizada.



Corrije pra mim por favooooor @Ashilley e @Anna1 ?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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