Em primeiro plano, destaca-se que o silenciamento perpetua a permanência desse quadro laborioso. Nesse sentido, o filósofo Habermas trouxe uma contribuição ao pontuar que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Sobre esse viés, para que o incentivo à leitura seja conquistado, faz-se necessário debater sobre isso. Assim, trazer pauta à esse tema aumentaria as chances de atuação nele.
Nesse tocante, vale ressaltar que a insuficiência de apoio governamental potencializa esse cenário. Nessa perspectiva, o artigo 6° da constituição federal de 1988 diz que a educação é um direito de todos e dever do Estado, o que colabora na afirmação de que o governo deve investir em leitura nas escolas, já que este é um direito dos estudantes. Assim sendo, incentivos mediáticos financiados pelo Estado garantiriam a expansão da ideia e por sua vez as possibilidades de sua conquista.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Desse modo, cabe ao MEC - Ministério da Educação - desenvolver campanhas que incentivem pessoas de todas as idades à lerem, por meio de propagandas que seriam expostas em meios de comunicação como a TV, rádio e redes sociais, afim de atingirem o maior número de pessoas possíveis sobre a importância do tema. Ademais, o governo deve investir em bibliotecas como salas de estudo nas escolas, para que a leitura permanecesse como matéria comum e dessa forma, os alunos dessem a devida valorização à ela. Feito isso, a deficiência no incentivo à leitura no Brasil seria amenizada.
Corrije pra mim por favooooor @Ashilley e @Anna1 ?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.