• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Sakura1906
Quantidade de postagens
#64299
É notório o conceito desigual brasileiro desde os períodos de colonização. O Brasil foi um dos últimos países a "abolir a escravidão" (pouco mais de 100 anos atrás).
De acordo com pesquisas feitas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2018 da população total do país, 54% declararam-se negros. Nesta mesma fonte científica, pesquisas de 2016 e 2017 o rendimento médio de todos os trabalhadores pertencentes a comunidade branca chegava a 2814, enquanto as pretas 1570 e os índices de analfabetismo chegavam a 4,2% e 9,9%, Brancos e pretos respectivamente.
As taxas sociais desiguais estão diretamente relacionadas com os seguintes problemas: dificuldade do acesso a educação de qualidade, desemprego, aumento da criminalidade, diminuição da economia do país, entre outros.
O Brasil é um país dividindo por cor ao invés de idade, é onde os riscos ficam mais ricos e os pobres mais pobres. O Brasil não é um país apenas da burguesia branca, "o problema da desigualdade social não é a falta de dinheiro para muitos, e sim o excesso nas mãos de poucos" (João Carlos).
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Por iris.s
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#64330
Eu tinha feitos uma consideração mais aprofundada, mas infelizmente a conta deslogou na hora de enviar. Então desculpa, mas terei que resumi.

1. Você não problematizou, o que é necessário. É sempre bom perguntar-se quais são os impactos do dados que você usará na sociedade e dissertar a respeito. Por exemplo, a maior parte da população se considera negra, porém ainda são minorias no cargos de chefia. Ou o maior índice de analfabetismo é dessa população, assim é mais difícil arrumar emprego e cria uma sociedade estamental no país. Percebe que ambos estão conectados, né?

2. Pense que cada paragrafo é uma mini redação, então é ´preciso ter introdução + argumentação + conclusão. O que novamente não ocorreu, você usou todos os dados no primeiro e deixou o segundo para tentar problematizar esses dados. Divida os dados, ok? Somente expor dados, sem argumentar deixará superficial.

3. Na conclusão, a pergunta é simples: como o governo, sociedade ou outro agente deve solucionar os problemas que você expos na argumentação?

#DICAS: leia redações nota mil e tome cuidado com a pontuação e estrutura da red.
#64346
Ok, obrigada!! Admito que o texto está realmente desestruturado, uma coisa que percebi é que quando a gente acaba de fazer um texto acha que está uma maravilha, mas, depois que ler novamente...cheios de erros. Observar mais o que está sendo escrito por mim, é minha menta.
Por iris.s
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#66969
Sakura1906 escreveu: Disponha! É normal, porque estamos concentrados nas ideias a serem expostas, escrita, pontuação e afins. E assim que terminamos, estamos com a mente cansada.

Oi. Ainda hoje eu tento corrigir sua redaç[…]

Spayke , Oi bom dia, eu como só sou um es[…]

oi gente, bom dia esperam que estejam bem quando t[…]

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM