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Por luana2006
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#117355
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê o artigo 5° como direito básico do cidadão brasileiro e dever do Estado. Entretanto, a garantia sobreposta apresenta-se desaveriguada, ao constatar a não objetivação dessa norma, quando se trata de problemas relacionados à desigualdade social no Brasil. Dessa forma, fatores como a má distribuição de renda e a inoperância estatal não podem ser desprezados, visto que esses são os principais elementos relacionados à problemática.
Sob esse viés analítico, é de suma importância colocarmos em conta a precariedade da distribuição de renda associado ao salário baixo recebido pela população. Analogamente, segundo o filósofo George Simmel, a sociedade enfrente uma frequente banalização de problemas sérios, visto que os indivíduos acostumam com os tais. De maneira semelhante, utilizamos a comparação do filósofo em relação à pobreza que vêm se instaurando no Brasil; as pessoas convivem com sistemas precários e de baixa qualidade, porém, acabam não dando a devida importância, como consequência, passam por problemas sociais e econômicos.
Outrossim, percebe-se que a desigualdade no Brasil é motivado pela falta de uma política pública eficaz que regularize os problemas mitigados em relação ao tema abordado. Nesse sentido, decorrente à baixa política fiscal, temos como consequência a favelização, a miséria, a marginalização e a violência. Desse modo, é perceptível que a omissão do Estado contribuí para aumentar o índice de desigualdade social no Brasil. Em suma, o Ministério Público Federal - responsável pela defesa dos interesses dos cidadãos - deve iniciar campanhas incentivando a população a se engajar contra o problema, inclusive, cobrando ações eficientes dos governantes. Para tanto, é necessário divulgar mensagens nas redes sociais, porque têm grande alcance do público. Feito isso, espera-se que a passividade das pessoas sejam superadas e que as políticas públicas sejam eficientes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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