De início, há de se constatar o passado colonial brasileiro como mantedor da problemática. Djamila Ribeiro explica ser preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão do racismo e desigualdade social no Brasil, visto que, esses problemas são passados de gerações, em algum momento da história, a sociedade passou à normalizar atitudes e pensamentos associados ao racismo e que inferioriza uma parte da população. Assim urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela.
Em paralelo, a ineficiência governamental é um entrave no que tange o problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Portanto, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto ao racismo e a desigualdade social, visto que, o governo não está tomando atitudes que mudem a situação. Assim para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Depreende-se, portanto, se "mister" a atuação governamental no problema. Assim, de modo a combater o racismo e a desigualdade, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente, o Ministério da Justiça, a criação de leis mais severas e eficientes. Ademais, o Ministério do Desenvolvimento social, pode ajudar promovendo ações de assistência social, através de doações da população, para ajudar aqueles que não possuem condições. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada