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#47226
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a lazer como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a democratização do acesso ao cinema no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar e a ausência de medidas governamentais para combater a falta de brasileiros que não acessam o cinema por falta de estabelecimentos. Nesse sentido, desvirtuam-se de uma parte da culta e arte do país. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o lazer, o que infelizmente é evidente no Brasil.
Ademais, é fundamental apontar os valores inacessíveis como impulsionador da problemática da democratização do acesso ao cinema no Brasil. Segundo dados, regiões de baixa renda como periferias são os que mais sofrem com tal dificuldade. Diante de tal exposto, o alto custo dos ingressos torna-se um problema. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Deprende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Cultura diminua o preço dos ingressos do cinema para clientes carentes, por meio de registros provando que eles não têm condições para pagar uma entrada inteira. Assim, se consolidará uma sociedade mais construtiva, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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