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#46196
No Brasil por meados do século XIX, uma das principais causas do analfabetismo era a escravidão, a aprendizagem na época era disponibilizada apenas para ricos e brancos.Depois de séculos, com tantas mudanças no país, por que a questão de escolaridade ainda é um problema recorrente ?
Analisando tal situação é possível vermos alguns fatores responsáveis pela falta de alfabetização no país. Trabalho infantil e a privação de investimentos na parte educacional por parte do governo são alguns dos problemas que passamos. Muitos pais tiram seus filhos ainda no ensino fundamental para exercer o trabalho de rua e , quando maior a maioria perde o interesse pelos estudos , sofrendo mais tarde dificuldades para se adaptar na sociedade em que vivemos hoje .
O governo tem faltado com seu dever em relação a educação brasileira, a carência das escolas influenciam muito no aprendizado das crianças, falta de estrutura , de matérias e até mesmo de professores. Com tais problemas muitos acabam não completando nem mesmo o ensino médio e desistindo da escola , muitos adolescentes saem das escolas e vão atrás de emprego achando que será o melhor caminho.
Por isso tudo o governo deve tomar providências para a melhoria das escolas públicas, deixando -as locais mais agradáveis de estar e de aprender .Como também deve dar mais mais atenção para as crianças , tendo acompanhando de perto do Conselho tutelar , exigindo da família o comparecimento da criança na escola .Para pessoas mais velhas poderiam desponilibizar mais formas de terminarem o ensino médio para aqueles que tem interesse .
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#46207
Olá!!! Vou corrigir aqui o que eu consegui notar, espero que você possa melhorar.

Competência 1

Redação para o Enem é na terceira pessoa, não é adequado usar 1° pessoa como no segundo parágrafo em : "Analisando tal situação é possível vermos alguns fatores responsáveis pela falta de alfabetização no país. Trabalho infantil e a privação de investimentos na parte educacional por parte do governo são alguns dos problemas que passamos. Muitos pais tiram seus filhos ainda no ensino fundamental para exercer o trabalho de rua e , quando maior a maioria perde o interesse pelos estudos , sofrendo mais tarde dificuldades para se adaptar na sociedade em que vivemos hoje ."
No terceiro parágrafo: " O governo tem faltado com seu dever em relação a educação brasileira, [ponto final]a carência das escolas influenciam[influencia] muito no aprendizado das crianças, falta de estrutura , de matérias e até mesmo de professores. ". É um ponto final porque mesmo separando não há perda de sentido, ou seja, foi um erro de estrutura chamada justaposição. Enquanto em "a carência das escolas influenciam ", o verbo deve concordar com o sujeito.
No último parágrafo, acredito que " tendo acompanhando de " está errado porque o tendo já está no gerúndio, então não precisa ser acompanhando, talvez um "tendo de acompanhar" estaria melhor, mas como já usou bastante gerúndio antes, então, era bom mudar mesmo.

Competência 2
Não encontrei sua tese na introdução, na verdade fez uma pergunta para o leitor... Isso seria legal num artigo de opinião, mas aqui o autor é quem vai dar "respostas". Não tem repertórios legítimados.

Competência 3
Não tem repertório com fonte no segundo parágrafo nem no terceiro.

Competência 4
Em geral tem uma boa articulação, mas pode melhorar.

Competência 5
Trouxe várias propostas, mas nenhuma tem todos os cinco elementos (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento). Foca em garantir pelo menos uma proposta com todos eles. Sugiro pesquisar sobre.

Só para visualizar melhor (mesmo q no Enem não possa) e poder corrigir, depois, na próxima poste dando espaço entre os parágrafos por favor, eu corrijo pelo celular, é bem chato ter q ficar mudando p o docs , para descobrir onde seria os parágrafos... Eu tbm tenho q fazer isso rsrsrs...

É isso...

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A constituição de 1988, documento ju[…]

No que se refere o estigma associado as doen&ccedi[…]

Atualmente, na sociedade em que estamos inseridos,[…]

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