Primeiramente, é de excelência ressalta que o aumento do preconceito com a população marginalizada, a fome e o crescimento dos índices de violência são grandes fatores de aumento da pobreza, tendo em vista isso, o historiador, sociólogo e político brasileiro Darcy Ribeiro exprimir que “o Brasil, últimos dos país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança”. A pobreza brasileira tem origem estrutural, com abolição da escravidão em 1888, ocorreu uma grande migração dos ex-escravos para as favelas, assim como, é mostrado no filme Cidade de Deus onde ser ver como organizações criminosas são formadas, graças a fome e violência.
Ademias, as desigualdades sociais e regionais vêm cada vez mais aumentando sendo o maior problema da América Latina. Segundo Adam Smith, para um muito rico, há no mínimo quinhentos pobres, ou seja, metade do mundo tem de suar e gemer, para que a outra possa sonhar, com isso, observasse que regiões como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, são os grandes produtores pecuários e agrícolas do país, em quanto o Sudeste e Sul retém toda a indústria brasileira.
Infere-se, que para reduzir as desigualdades regionais do Brasil, é necessário que a Federação junto com a administração direta e toda a América Latina, a criação de um grande programa, social econômico e industrial, para que essas população e regiões consigam alcança a equidade. Desta forma, as pessoas mais afetadas e segregadas da sociedade poderiam desfruta de uma grande acessão social, proveniente desse programa. Assim, a Constituição vai cumprir com mais um dos seus objetivos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.