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Por Alesthefany
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#118717
O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes , em 1889 , adaptou o lema "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente entre eles destacam-se o analfabetismo total e funcional , problema recorrente na sociedade brasileira. Essa realidade se deve , principalmente, á inoperância estatal e á alienação social.
A priori , é fulcral destacar que existem pessoas vivendo , no Brasil, em situações sem o mínimo de direitos sociais efetivados , como o acesso a educação, bem constitucional, há uma folha grotesca da função do Estado. Por consequência disso, cerca de 29% da população brasileira é analfabeto funcional não conseguem interpretar textos simples e mais de 5% da população acima dos 15 anos , é analfabeto total , não conseguem ler o próprio nome , segundo dados do IBGE.
De maneira análoga, percebe-se que o analfabetismo total e funcional encontra uma forte alicere na estagnação social. Essa situação ocorre porque, infelizmente , a sociedade não se movimenta em prol da erradicação da problemática, pelo contrário, ela adquire uma posição individualista, por não mensurar as consequências que o analfabetismo traz consigo, como a situação de miséria, resultando ao desemprego. Logo , torna-se essencial superar esses preceitos que atestam , a desigualdade no acesso a educação.
Portanto, é necessário que haja uma intervenção diante desse cenário. Destarte , o Governo Federal , responsavel por administrar o povo e os interesses públicos,com o apoio do Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais destinadas á pasta , deve criar um programa social que ofereça aulas gratuitas , com uma forma de ensino específico para analfabetos. Essa ação será realizada com o intuito de promover a erradicação do analfabetismo total e funcional no Brasil , para que a sociedade não naturalize a intolerância que o permeia. Dessa maneira, o Brasil se tornará a nação da ordem e do progresso, como proferio o filósofo Raimundo de Teixeira Mendes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#118966
O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes , em 1889 , adaptou o lema "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento.Lamentavelmente entre eles destacam-se o analfabetismo total e funcional , problema recorrente na sociedade brasileira. Essa realidade se deve , principalmente, à inoperância estatal e à alienação social.

A priori , é fulcral destacar que existem pessoas vivendo no Brasil em situações sem o mínimo de direitos sociais efetivados , como o acesso à educação, bem constitucional, há uma folha grotesca da função do Estado. Por consequência disso, cerca de 29% da população brasileira é analfabeto funcional não conseguem interpretar textos simples e mais de 5% da população acima dos 15 anos , é analfabeto total , não conseguem ler o próprio nome , segundo dados do IBGE.
(Apronfunde mais como a inoperância do Estado afeta a situação.)

[ o ideal é o uso de um conectivo aditivo como, por exemplo, "Ademais" "Outrossim " "Além disso"] percebe-se que o analfabetismo total e funcional encontra uma forte alicere na estagnação social. Essa situação ocorre porque, infelizmente , a sociedade não se movimenta em prol da erradicação da problemática, pelo contrário, ela adquire uma posição individualista, por não mensurar as consequências que o analfabetismo traz consigo, como a situação de miséria(que fica perceptível em quê?) , resultando ao desemprego.(relacione melhor isso ao desemprego.)Logo , torna-se essencial superar esses preceitos que atestam , a desigualdade no acesso à educação.

Portanto, é necessário que haja uma intervenção diante desse cenário. Destarte , o Governo Federal, (agente)responsável por administrar o povo e os interesses públicos(detalhamentodo agente),com o apoio do Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais destinadas à pasta(meio) , deve criar um programa social que ofereça aulas gratuitas , com uma forma de ensino específico para analfabetos. (ação)Essa ação será realizada com o intuito de promover a erradicação do analfabetismo total e funcional no Brasil , para que a sociedade não naturalize a intolerância que o permeia.(objetivo) Dessa maneira, o Brasil se tornará a nação da ordem e do progresso, como proferio o filósofo Raimundo de Teixeira Mendes.

Cuidado com a crase "à" e vírgulas.
Bons estudos!
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