A priori , é fulcral destacar que existem pessoas vivendo , no Brasil, em situações sem o mínimo de direitos sociais efetivados , como o acesso a educação, bem constitucional, há uma folha grotesca da função do Estado. Por consequência disso, cerca de 29% da população brasileira é analfabeto funcional não conseguem interpretar textos simples e mais de 5% da população acima dos 15 anos , é analfabeto total , não conseguem ler o próprio nome , segundo dados do IBGE.
De maneira análoga, percebe-se que o analfabetismo total e funcional encontra uma forte alicere na estagnação social. Essa situação ocorre porque, infelizmente , a sociedade não se movimenta em prol da erradicação da problemática, pelo contrário, ela adquire uma posição individualista, por não mensurar as consequências que o analfabetismo traz consigo, como a situação de miséria, resultando ao desemprego. Logo , torna-se essencial superar esses preceitos que atestam , a desigualdade no acesso a educação.
Portanto, é necessário que haja uma intervenção diante desse cenário. Destarte , o Governo Federal , responsavel por administrar o povo e os interesses públicos,com o apoio do Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais destinadas á pasta , deve criar um programa social que ofereça aulas gratuitas , com uma forma de ensino específico para analfabetos. Essa ação será realizada com o intuito de promover a erradicação do analfabetismo total e funcional no Brasil , para que a sociedade não naturalize a intolerância que o permeia. Dessa maneira, o Brasil se tornará a nação da ordem e do progresso, como proferio o filósofo Raimundo de Teixeira Mendes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.