Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#45833
O analfabetismo funcional ou absoluto está explícito na nossa sociedade desde o século XIX, quando os letrados passaram a ter o direito de voto. Porém, atualmente o Plano Nacional de Educação estipulou uma meta para a redução dos números de pessoas analfabetas. Entretanto, a evasão escolar e a desigualdade social impedem que essa meta seja alcançada.
O processo de alfabetização encontra seu maior desafio nos frequentes casos de evasão escolar. Segundo o IBGE as maiores porcentagens de analfabetos no Brasil se encontram nas regiões menos favorecidas como, por exemplo, o Nordeste. Além disso, a falta de infraestrutura e a necessidade precoce do trabalho são fatores que contribuem para essa problemática. Dessa forma, muitas pessoas deixam as escolas antes de serem alfabetizadas.
Ademais, a desigualdade e o preconceito enraizados na sociedade dificultam a execução do Plano Nacional de Educação. Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo. Nessa perspectiva, o analfabetismo funcional torna a população vulnerável, uma vez que as mesmas possuem menos oportunidades de desenvolver seu senso crítico. Assim, muitos deixam de voltar aos estudos, por medo de serem julgados.
Portanto, é importante a redução dos índices de analfabetismo no Brasil. Porém, a sua efetividade completa só ocorrerá com a mobilização da população. Sendo assim, é preciso que o governo invista mais verbas voltadas para a melhora da qualidade educacional. Ademais, o apoio a ONGs que possuem como principal foco a alfabetização, também pode ser considerado um caminho para a mudança dos rumos do país, e é evidente que a inércia da sociedade deve ser deixada de lado para que, no futuro notícias sobre analfabetismo sejam incomuns.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

O filósofo francês Sartre defende que[…]

Segundo dados da Organização Mundial[…]

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&ati[…]

O filme "Divertida Mente" retrata a vida[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM