• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#68148
Primeiramente obrigada por dedicar seu tempo corrigindo meu texto. Grata
Segue redação:

A Constituição Federal de 1888 prevê que todos são iguais perante a lei. No entanto, a realidade brasileira tem se mostrado desigual. Fato esse, refletido pelas atitudes de alguns políticos ou funcionários públicos que usam de forma indevida a autoridade que lhe foi concedida. Problema é esse, que deve ser discutido e resolvido, através da compreensão da importância da igualdade prevista na constituição, e da rigidez quanto ao cumprimento desta lei.

Em primeiro plano, é necessário entendermos a importância de todos serem iguais perante a lei, pois isso reafirma que somos portadores os mesmos direitos e deveres, diferentemente do que se tem visto no Brasil. Na prática, pessoas que ocupam algum cargo de maior autoridade se comportam como se seus privilégios fossem direitos e eximem-se da responsabilidade de cumprir seus deveres caracterizando assim, o abuso de poder. Entender a igualdade prevista em lei é importante mas isso tem sido negligenciado.

Ademais, ser mais severo em relação ao cumprimento devido da Lei e punir os infratores, diminuiria os abusos, visto que, a punição serviria de exemplo para os demais, podendo evitar que estes façam o mesmo. A exigência media o comportamento, enquanto a impunidade agrava ainda mais o problema. Tal fato não só evidencia a questão, mas também demonstra como o não cumprimento da lei tem sido aceito e disseminado no Brasil.

Portanto, cabe ao Poder Judiciário reforçar as investigações e a punição para aqueles que têm cometido abuso, através de campanhas investigativas e maior exigência quanto ao cumprimento dos deveres. Quanto aos cidadãos devem pesquisar e cobrar de seus representantes que arquem com suas responsabilidades. A fim de restabelecer a igualdade legal prevista na constituição de 1888 e diminuir os casos de abuso de poder no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#68163
╭──────────────╯


✍ ⌕ 𖨂 Correção de EmiillySilva》▷
RedaçãoFranzred

Tema: :" CAMINHOS PARA COMBATER O ABUSO DE PODER."


👥⌕ 𖨂 ᵉˢˢᵃ ᶜᵒʳʳᵉᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵗᵉᵐ ᶜᵒᵐᵒ ᶠᶦⁿᵃˡᶦᵈᵃᵈᵉ ᵍᵘᶦᵃʳ ᵉ ᵃˡᵉʳᵗᵃʳ ᵒ ᵉˢᶜʳᶦᵗᵒʳ ᵈᵉ ˢᵉᵘˢ ᵈᵉˢˡᶦᶻᵉˢ ᵒᵘ ᵖᵒˢˢᶦ́ᵛᵉᶦˢ ᵉʳʳᵒˢ ᵈᵉ ᵃᶜᵒʳᵈᵒ ᶜᵒᵐ ᵒ ᵐᵒᵈᵉˡᵒ ᵈᵉ ʳᵉᵈᵃᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵉⁿᵉᵐ. ᵃᵖᵃʳᵗᶦʳ ᵈᶦˢˢᵒ ᵉ́ ᶦᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᵗᵉ ᵈᵉˢᵗᵃᶜᵃʳ ᵠᵘᵉ ⁿᵃ̃ᵒ ˢᵒᵘ ᵘᵐ ᵖʳᵒᶠᶦˢˢᶦᵒⁿᵃˡ ⁿᵃ ᵃ́ʳᵉᵃ, ᵉⁿᵗᵃ̃ᵒ ᵠᵘᵃˡᵠᵘᵉʳ ᵉᵠᵘᶦ́ᵛᵒᶜᵒ ᵈᵃ ᵐᶦⁿʰᵃ ᵖᵃʳᵗᵉ ᵇᵃˢᵗᵃ ᵐᵉ ᶦⁿᶠᵒʳᵐᵃʳ, ᵖᵒᶦˢ, ᶠᵃᶜ̧ᵒ ᵃᵖᵉⁿᵃˢ ᶜᵒᵐ ᶦⁿᵗᵘᶦᵗᵒ ᵈᵉ ᵃʲᵘᵈᵃʳ ᵒˢ ᵒᵘᵗʳᵒˢ
─────────────────
Competências

Retomada do tema.
incrível. ( ótima perspectiva, sem senso comum, bem desenvolvido)
Bom. ( poderia melhorar)
Confuso. ( não é possível perceber clareza)
Erro.( como: ortografia, fuga do tema, falta de coesão, ser incoerente, usar linguagem informal, frases ambíguas [...])
▷ Repetição vocabular.
Atenção.
Conectivos.
Repertório.
Elementos da introdução.


─────────────────

⌂ 》INTRODUÇÃO ⌜ ✎⌝

A Constituição Federal de 1888 prevê que todos são iguais perante a lei.( repertório) No entanto( conectivo de aversão), a realidade brasileira tem se mostrado desigual. Fato esse, refletido pelas atitudes de alguns políticos ou funcionários públicos que usam de forma indevida a autoridade que lhe foi concedida. (Ausência de conectivo) Problema é esse, que deve ser discutido e resolvido,( erro》 a virgula não é necessária, pois já transmite sentido completo) através da( atenção》 aconcelho utilizar: mediante, por intermédio, com o auxílio de,...) ``ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹` compreensão da importância da igualdade,(erro》necessário isolar o termo a seguir [colocar entre vírgulas]) prevista na constituição, e da``ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²` rigidez quanto ao cumprimento desta lei.

《✍》 Sua introdução está incrível! Um bom começo de texto e bem estruturada, agora se cumprir as "expectativas dos desenvolvimentos" será ainda melhor.
▪️virgula.

╭──────────────╯

⌂ 》⁰¹` DESENVOLVIMENTO ⌜ ✎⌝

Em primeiro plano( conectivo de prioridade), é necessário entendermos a importância de todos serem iguais perante a lei ( retomada introdução), pois( conectivo causais) isso reafirma que somos portadores os( erro》 o correto seria "dos") mesmos direitos e deveres, diferentemente do que se tem visto no Brasil. (Ausência de conectivo) Na prática, pessoas que ocupam algum cargo de maior autoridade se comportam como se seus privilégios fossem direitos e eximem-se da responsabilidade de cumprir seus deveres caracterizando,(isolar o "assim" entre vírgulas) assim( conectivo de relação conclusiva), o abuso de poder. (Ausência de conectivo. Exemplo: "portanto")Entender a igualdade prevista em lei é importante mas isso tem sido negligenciado.[ Fechamento concluído]

《✍》ótimo desenvolvimento, tem uma boa estrutura. Porém, se atente a correção (por mais que seja algo simples).
▪️ cuidado com os erros acima.
▪️falta repertório produtivo.
▪️não me citou porquê é importante entender a igualdade entre todos, ao invés disso você apresentou um problema decorrente da situação. Aconcelho, então, depois de problematizar, dizer algo como:
" portanto, sendo imperioso a compreensão de todos sobre a necessidade de mudanças dessa visão inconveniente, visto que grande parte da população não possuem os mesmos privilégios garantidos por lei ou nem ao menos sabem que detém. Desta forma, se tornando algo problemático, caso motive fatores como o abuso de poder [importante buscar um jeito de retomar o tema] sobre os que possuem pouco ou nada desses beneficios[...]"

╭──────────────╯

⌂ 》⁰² ` DESENVOLVIMENTO ⌜ ✎⌝

Ademais( conectivo de adição), ser mais severo em relação ao cumprimento devido da Lei(retomada introdução) e punir os infratores, (conectivo: logo) diminuiria os abusos, visto que, a punição serviria de exemplo para os demais, podendo evitar que estes façam o mesmo. ( Ausência de conectivo) A exigência media( aconcelho a não utilizar essa palavra) o comportamento, enquanto a impunidade agrava ainda mais o problema( confuso》 por que ela se agrava? Pela Falta de punição ou pela exigência ser incerta? Que tipo de punição? Como isso ajudaria a cumprir as leis?).(ausência de conectivo》imperioso usá-los) Tal fato não só evidencia a questão, mas também demonstra como o não cumprimento da lei tem sido aceito e disseminado no Brasil.( atenção》que fato mostra que o " não cumprir de leis" tem sucedido a aceitação? Me cite exemplos e coloque um repertório produtivo para provar sua ideia, assim seu texto será muito bem articulado e baseado em fatos) [Fechamento concluído]

《✍》 Bom! só se atente as dicas dadas.
▪️repertório para comprovar sua ideia.
▪️atenção nesses pequenos erros.
▪️seu desenvolvimento está bem legal, só lhe resta acrescentar e melhorar algumas coisas.




⌂ 》 CONCLUSÃO ⌜ ✎⌝

Portanto( conectivo conclusivo), cabe ao Poder Judiciário[AGENTE] reforçar as investigações e a punição para aqueles que têm cometido abuso[AÇÃO], através de campanhas investigativas e maior exigência quanto ao cumprimento dos deveres[MEIO].(Ausência de conectivo. Um exemplo para utilizar aqui: "Ademais, [...]") Quanto aos( "os cidadãos devem") cidadãos[AGENTE] devem pesquisar e cobrar de seus representantes que arquem com suas responsabilidades[ AÇÃO]. A fim de restabelecer a igualdade legal prevista na constituição de 1888 e diminuir os casos de abuso de poder no Brasil.[OBJETIVO]

《✍》conclusão: infelizmente não está completa.

🔍Primeiro proposta contém:

✅AGENTE. (Quem tomará providências)
✅AÇÃO.  ( O modo, a forma que será feita)
❌OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
✅MEIO.  (Por onde? Mídia? Escolas?...)
❌ DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio).


🔍segunda proposta contém:

✅AGENTE. (Quem tomará providências)
✅AÇÃO.  ( O modo, a forma que será feita)
✅OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
❌MEIO.  (Por onde? Mídia? Escolas?...)
❌DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio).

ANALISE FINAL

▪️ Sua redação está boa! Seu esforço concerteza está fazendo diferença.
▪️cuidado com alguns erros presentes no desenvolvimento, pode custar alguns pontinhos.
▪️atenção com a coerência e coesão de algumas partes, tente articular melhor na próxima.
▪️Apresentei algumas dicas acima, então se atente e reflita sobre elas como um tipo de ajuda para seus próximos textos. (que aposto, serão maravilhosos!)
▪️Seja mais específica em alguns pontos.
▪️Explique melhor e adicione exemplos (se possivel, de forma breve)
▪️ Adicione o repertório produtivo.


📍Trajetória de estudoscomplete a lista.♡《
╔════════════╗
□ não estudei
■estudei e entendi

╚════════════╝

□. Coerência e coesão.
□. Conectivos.
□. Vírgula.
□. Desconstruir uma redação nota mil analisando pontos como: conectivos, repertório, fechamento dos desenvolvimentos, como eles fizeram a conclusão,... entre outros pontos importantes.


[ desculpa qualquer erro, também estou aprendendo como vocês.♡]
🌟》Dicas do dia:

1- Há cartilhas de redações nota 1000, feitas pelo Lucas Felpi, disponíveis gratuitamente. Uma indicação das redações de 2019:
https://www.lucasfelpi.com.br/redamil

2- Canais aconselháveis:






[🔥》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]

BOA SORTE E BEIJO NO CÉREBRO.♡ 😚🧠
╭──────────────╯

"Não tive filhos , não transmit[…]

De acordo com a constituição federal[…]

maiconpgtu Obrigadaa pelo seu tempo, Maicon😼💞💖 […]

geoca Isabelle10ra chihirukiki EmillyySi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM