Sob esse viés, é imperioso apontar o descaso governamental como um dos principais obstáculos.Segundo Thomas Hobbes -filósofo inglês - O Estado é o responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, O Brasil não consolida um trabalho eficaz voltado ao abuso sexual,o qual necessita ser debatido pelos governantes com maior responsabilidade.Posto isso,é indescrutível que o problema continue afetando as crianças e adolescentes.
Ademais,é imperativo destacar que a maldade humana reforça o empecilho.Neste sentido, Hannah Arent -filósofa alemã- defende o conceito de "banalidade do mal" como a não consciência das pessoas pelo mal presente em si,o conceito de Arent encaixa-se perfeitamente na problemática,pois os agressores sexuais não pensam no mal que causam as vítimas,o qual impede o processo da nação, haja vista que resulta na elevação da violência sexual.Por fim, medidas precisam ser tomadas para a resolução do problema.
Portanto,diante dos desafios mencionados é necessária a ação do poder público e da sociedade.Deste modo,cabe ao Ministério dos Direitos Humanos - órgão responsável pela defesa dos direitos humanos-garantir profissionais calificados, a fim de ajudar psicologicamente as vítimas. Outrossim, a sociedade deve iniciar campanhas de incentivo,com o desígnio de conscientizar os demais cidadões brasileiros.Feito isso,o dereito garantido na constituição será vivenciado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.