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Por ladyrafa
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Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importante da história do Brasil: A Constituição Cidadã cujo conteúdo assegura os direitos à liberdade e dignidade a todos. Todavia, a falta de discussões e a desinformação a respeito do assunto colocam em risco crianças e adolescentes impedindo que estes experimentem essas garantias constitucionais, na prática.
Com efeito, a solução do problema pressupõe que se combata a maldade humana e a omissão do estado.
Diante desse cenário, a maldade humana é uma das causas para ocorrer tais abusos. A esse respeito, Hanna Arendt — expoente filósofa alemã desenvolveu em sua obra "Eichmann em Jerusalém", o conceito de banalidade do mal, segundo o qual os indivíduos cometem atitudes cruéis, justamente porque maldade se tornou comum e constante na sociedade. Nesse sentido, a exploração sexual se relaciona ao problema denunciado pela filósofa, na medida em que a falta de informações faz com que os casos de abusos infantis só aumentem no país.
Ademais, faltam políticas públicas eficazes que garantam de fato, a preservação da infância e proteção dessas vítimas. Nesse viés, o filósofo Norberto Bobbio denuncia em sua obra "dicionário de política", que as instituições públicas, apesar de serem responsáveis pela garantia de direitos, são incapazes de suprir as demandas da sociedade. Desse modo, o estado brasileiro se enquadra na crítica feita por Bobbio, haja vista a falta de preparo da sociedade perante este assunto torna — se cada vez mais preocupante para estas crianças se sentirem livres.
Logo, enquanto a omissão estatal se mantiver, os jovens serão obrigados a conviver com uma das mais cruéis mazelas: O abuso infantil. Para superar, portanto, a exploração sexual de crianças e adolescentes, as escolas, sob o investimento do ministério da educação, devem criar aulas e palestras de educação sexual para os jovens, por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares, como oficina de capacitação de professores, também fazendo com que não falte diálogo dos pais com suas crianças. Essa iniciativa terá a finalidade de estimular um entendimento dos adolescentes sobre o assunto para evitar tais abusos sexuais. Dessa forma, a liberdade e dignidade deixará de ser, em breve, uma utopia no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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