Segundo dados apontados pelo Disque 100 -canal de atendimento às denúncias contra os direitos humanos-, dos casos de violência sexual contra a criança e o adolescente, a maioria ocorre em casa sendo vítimas de toques inapropriados, pornografia infantil e estupro. À vista disso, percebe-se que aqueles que deveriam prezar pelo bem-estar desses indivíduos, são os que mais o violam. Sendo assim, educar as crianças para entenderem quando e quais toques e condutas em seu corpo são permitidos, é imprescindível.
Além disso, a ação do governo, apesar da existência de canais como o supracitado, é insuficiente para o combate a essas violências. Ainda que políticos saibam dessas ocorrências, são coniventes e só atuam mediante a protestos nas ruas e mídias digitais. Por certo, cabe a qualquer sujeito ou entidade diante de crimes sexuais contra menores, denunciar, sendo responsabilizado quando não o fizer.
Portanto, é necessário políticas públicas eficientes para o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes no país. Para tal fim, compete ao Ministério da Justiça e Segurança Pública -órgão responsável pela garantia do cumprimento da Constituição- investigar a fundo as denúncias por meio de forças-tarefas específicas atuando na punição desses abusadores e omissores para assegurar o cumprimento da lei e amparo às vítimas. Ademais, cabe ao Ministério da Educação - órgão encarregado de gerir e formular a política nacional de educação- fiscalizar e introduzir no currículo escolar o ensino a educação sexual, através de palestras didáticas sobre o tema, instruindo sobre direitos a privacidade, autoproteção e consentimento a fim de poderem reconhecer e denunciar caso sofram algum abuso. Diante dessas medidas é possível combater a violência sexual infantojuvenil no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.