• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por mariakruch
#81943
A Constituição Federal brasileira foi promulgada em 1988 com o objetivo de assegurar os direitos dos brasileiros. Todavia, é explícito que o artigo 5º, o qual garante a inviolabilidade do direito à segurança, é desrespeitado pela sociedade, pois o assédio moral ainda é uma problemática no país. Dessa maneira, essa realidade deve ser alterada, pois afeta não só o psicológico do trabalhador, como os direitos trabalhistas.
Em primeiro plano, vale ressaltar que a ignorância é uma das principais fontes do assédio moral no ambiente de trabalho. Sob essa ótica, importa mencionar o filme “O Diabo Veste Prada”. Tal fato é evidente na sociedade brasileira, pois no filme mostra os conflitos e más intenções da chefe com a funcionária recém-contratada. Assim, essa situação impede que o assédio moral seja solucionado, em razão da falta de consolidação das leis de trabalho.
Ainda mais, evidência-se que há um silenciamento midiático sobre esse tema em nossa nação. Nesse sentido, cabe citar Bauman, sociólogo e filósofo que afirma “Na era da informação: o invisível é equivalente a morte”. Dessa forma, a mídia não debate sobre o desrespeito no trabalho e os danos psicológicos causados ao funcionário.
Urge, por conseguinte, que o Ministério do Trabalho, órgão responsável pelo emprego dos brasileiros, execute uma fiscalização mais rígidas das leis trabalhistas e promova consultas psicológicas aos funcionários. É necessário a divulgação midiática de canais de denúncias ao assédio moral. Assim, poderemos minimizar o assédio moral no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Mylike , Jotaveh , marimoon , larissa0205 , […]

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM