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#49664
De acordo com dados do IBGE, de 2010, a população indígena brasileira é de aproximadamente de 900 mil indivíduos. Contudo, a valorização do índio no tempos atuais se mostra estagnada. Tendo em vista, a devastação de suas terras e a falta de representatividade política.

Primeiramente, vale ressaltar que que as terras indígenas são demarcações de terras permitida e protegidas pela constituição de 1988. Sob esse viés, podemos salientar a frase do filósofo inglês John Locke, na qual afirma que todo cidadão tem direitos inalienáveis, sendo um desse a propriedade privada. Desse modo, o frequente desmatamento ilegal das terras indígenas, mostra que seus direitos não estão protegidos.

Em segundo plano, a falta de representatividade política do índio dificulta debates sobre o tema. De acordo com as ultimas eleições nacionais, somente um indígena foi eleito para ser Dep. Federal. Tal quadro, no revela que a comunidade mesmo tendo um representante, não consegue competir com outros grupos bem representados.

Em síntese, se faz necessário uma mudança em como valorizamos os povos indígenas. Para isso, o legislativo federal deve por meio de emenda parlamentar, tornar permanente o Ministério da Cultura, assim esse poderia de forma mais contundente trabalhar na divulgação da cultura indígena nas escolas e redes sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 145

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 145

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#49684
Olá! Não sou corretora, mas posso tentar te ajudar. :)
* = Erros de ortografia/pontuação que percebi e corrigi ao longo da leitura.

Introdução

De acordo com dados do IBGE* de 2010, a população indígena brasileira é de aproximadamente* 900 mil indivíduos. Contudo, a valorização do índio no tempos atuais se mostra estagnada,* tendo em vista* a devastação de suas terras e a falta de representatividade política.

Sua introdução é boa e clara, porém achei que você poderia ter se aprofundado um pouquinho mais. Tome cuidado com erros de pontuação, em especial a colocação da vírgula.

Desenvolvimento I

Primeiramente, vale ressaltar que* as terras indígenas são demarcações de terras permitidas* e protegidas pela Constituição* de 1988. Sob esse viés, podemos salientar a frase do filósofo inglês John Locke, na qual afirma que todo cidadão tem direitos inalienáveis, sendo um destes* a propriedade privada. Desse modo, o frequente desmatamento ilegal das terras indígenas* mostra que seus direitos não estão protegidos.

Bom repertório sociocultural, porém apresenta ausência de autoria própria, ou seja, seu posicionamento argumentativo. Ademais, acho que você poderia ter se aprofundado na argumentação, respondendo questões como: o que causa o descaso com as terras indígenas e quais são suas consequências? O que impede esse problema de ser resolvido?

Desenvolvimento II

Em segundo plano, a falta de representatividade política do índio dificulta debates sobre o tema. De acordo com as ultimas eleições nacionais, somente um indígena foi eleito para ser deputado federal*. Tal quadro* nos* revela que a comunidade,* mesmo tendo um representante, não consegue competir com outros grupos bem representados.

Gostei de você ter colocado dados para validar sua tese. Sua problemática abordada também é boa, mas poderia ter sido mais aproveitada. Outrossim, apresenta falta de conectivos e erros de pontuação.

Conclusão

Em síntese, se faz necessário uma mudança em como valorizamos os povos indígenas. Para isso, o Poder Legislativo federal* (agente) deve (ação), por meio de (meio) emenda parlamentar, tornar permanente o Ministério da Cultura, assim esse poderia,* de forma mais contundente,* trabalhar na divulgação da cultura indígena nas escolas e redes sociais.

Boa proposta respeitando os Direitos Humanos, porém faltou detalhamento.

No geral, esses são alguns pontos que gostaria que você prestasse mais atenção:

- Tomar cuidado com erros de pontuação e o uso de letra maiúscula;
- Usar conectivos ao final de cada período;
- Treinar expor seu posicionamento através de argumentação própria;
- Se aprofundar mais na problematização, treinando, por exemplo, relações de causa/consequência (o que causa o problema e quais são suas consequências nas pessoas envolvidas?);
- Não esquecer do detalhamento na proposta de intervenção.
#51673
Nota: De 0 À 1000 Pontos


Nota Final: 780
Pontos,Meus Parabéns!!!

Introdução Sua:

Fez Um Parágrafo Muito Bom Para Promover Seu Posicionamento Perante O Tema!!

Já Trouxe Uma Noção Em Sua Introdução No Que Vem Por Aí!!!

Divisão Certa Dos Parágrafos De Introdução Para A Futura Transição Do Desenvolvimento!!!

Trouxe Pontos Finais Dignos De Acervo;A Qual Dados Estatísticos!

♡No(Exato)Nos


Parágrafo De Desenvolvimento 1:


Começo De Parágrafo Interessante;Conectivo Diferenciado!

Causa Bem Expressa Com Uma Estatística Casada; Tal Como Um Decente Argumento!

Retratadas, Sincronizadas Conforme Fosse O Livro (Hamlet/Willian Shakespeare) Bem Sincronizada No Parágrafo!!!


♧Talvez:Ficaria Fabuloso Se Colocasse Uma Frase De Crítica Filosófica(Ideia;Por Obséquio)

◇2 (Que) Juntos!

Melhor Parágrafo De Sua Respectiva Redação Ok!

Desenvolvimento 2:

Causa Citadas Nesse Parágrafo!!!

Linguagem Bastante Culta Mesmo!!!

Em Suma;Este Aparentou Ser Feito Com Bastante Rapidez Na Sua Tese;Afinal Comendador(a)!

♤Poderia Ter Colocado Cujo Esta Inércia Emergi Metamorfose(Mudança)!

◇De Acordo(Vírgula Posterior)!

♧Última(Acentuação Necessária)!

●Nunca Pode Abreviar Nada(Dep./Deputado)


Conclusão:



Urgi Melhora Bem A Conclusão !!!


Deve Referir Na Intervenção; Representar As Instituições Que Devem Agir, Soluções, Diretrizes E Para Que Beneficiados!!!

Seu Ponto Fraco!Confio No Seu Potencial!



Bônus:

✓Linguagem Culta!!!

✓ Acentuação Correta Tem Que Melhorar Ok!(Preste Atenção)


✓ Maiúsculo E
Minúsculo Na Hora Correta Ou Adequada!!!

✓ Não Refugliu Os Direitos Humanos!!!


✓ Não Fugiu Do Tema!!!

✓ Números De Linhas Obrigatórias!!!

✓ Título!!!(Não Obrigatório)

✓Letra Legível!!!


✓Espaçamento Dos Parágrafos (Houve Parabéns Pela Ousadia)!



Crítica Construtiva:

*Estude Conjunções:
Aditivas,Comparação, Não Só Negação !

*Teses Pode Ampliorar Ainda Mais,Porque Não!

♤Conclusão Melhorar Confio Em Ti Novamente!

*Aprenda Substituir A Conjunções Ora Pronome(Que) Exemplos:A Qual,Cujo(a)!

♡Aprenda Sinônimos De (((Falta))):Carência,Ausência E Etc...

◇Cuidado,Para Nunca Escrever Palavras Sem Acentuação Adequada De Acordo Com A Gramática!      


Bons Estudos Ademais Seja Feliz Vossa Comendador(a)!!   

Desculpa A Demora Ok!

Você É Capaz Vemcedor(a)! :D

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