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Por Madalena2601
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O episódio conhecido como colonização do Brasil é marcado pelo uso da força portuguesa contra as comunidades tradicionais de nossa terra. Nesse contexto, encontra-se o desrespeito à cultura e terra dos indígenas, acompanhado de explorações, encontrados na atualidade. Assim, quando não há a demarcação das terras ocorre sobreposição cultural e o aumento de problemas ambientais geradas pela destruição local.
Primeiramente, a não demarcação das terras indígenas mostram um posicionamento desrespeitoso, pois a partir do momento em que se industrializa áreas consideradas sagradas e ainda na crença de que a reforma está desenvolvendo e melhorando a cultura local gera sobreposição cultural e a necessidade de implementar novas tecnologias e novos modos de viver comprovam o caso. Ao não oficializar as terras como sendo dos indígenas, as mesmas estão sujeitas às invasões e expulsões, mesmo que de maneira indireta, como o corte da eletricidade ou a destruição do ao redor, não os permitindo viver em seu próprio lar.
Em segundo lugar, mas, não menos importante, são os nativos que conservaram a América mais de 12 mil anos, enquanto, nós, em menos de 600 anos industrializamos tanto que intensificamos o efeito estufa e as temperaturas globais aumentaram ao ponto de as calotas polares começarem a derreter. Vale ressaltar, ainda, que eles valorizam a mata, vivendo em harmonia com o ambiente. Assim, quanto mais terras indígenas, uma maior área é preservada e devidamente valorizada.
Portanto, quando não legalizamos ou oficializamos regiões indígenas, nos mostramos intolerantes e tentamos ocasionar uma sobreposição cultural, e não só isso, mas, há o aumento dos problemas ambientais voltados ao aquecimento global. É dever do governo garantir o direito a vida aos nativos, de acordo com seus valores culturais, necessitando legalizar as terras a partir de uma emenda, para que tais áreas sejam protegidas, aumentando a preservação ambiental e cultural.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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