Avatar do usuário
Por amalriii
Quantidade de postagens
#117314
No filme americano "Crepúsculo", é retratado o cotidiano do adolescente Jacob que é descendente de povos indígena norte americanos e parte de seus dilemas perante a sociedade de sua cidade que o vê como um estranho. Fora da ficção, no Brasil, tal prerrogativa tem se reverberado com ênfase, especialmente, ao observar os desafios para a valorização dos povos tradicionais brasileiros. Nesse viés, a negligência estatal e a lacuna educacional são fatores que contribuem para a dificuldade na universalização do direito a igualdade dessa classe social.
  Primeiramente, é valido pontuar a negligência do estado em adotar medidas urgentes para a valorização da cultura indígena e tradicional brasileira. Nessa conjuntura, em congruência com as ideias do filósofo contratualista John Locke, houve uma quebra do contrato social por parte do estado, ao falhar em garantir que os direitos civis se façam valer para essa classe os incluindo nos mais diversos projetos sociais e atendendo as demandas que os cercam como a demarcação de terras para  indígenas e o combate a apropriação cultural quilombola. Medidas que faram os sentir cidadãos da nação verdadeiramente.
  Em segundo lugar, é fundamental  destacar que a lacuna educacional agrava ainda mais a desvalorização da identidade nacional e é um dos principais fatores que impulsionam a ideia de superioridade europeia dos tempos coloniais que ainda se propaga no imaginário popular. Segundo o que supostamente o escritor Nordestino Ariano  Suassuma relatou após uma de suas viagens á Europa, nenhum país do mundo é tão rico em sua cultura e idioma como o Brasil. Diante disso, é nítido que essa crença não condiz com a realidade e que se faz necessário uma maior atenção a educação pelo poder publico intensificando o senso de valorização cultural brasileira.
  Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o estado, por intermédio do ministério da educação e ministério da cultura trabalhem juntos para a implementação de políticas publicas que garantam o combate a questões que dificultam a valorização da cultura tradicional da nação e a implementação de uma grade curricular educacional que fortaleça a necessidade disto. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke. Assim, tornar-se-á possível também a desconstrução de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos vistos no filme estadunidense "Crepusculo".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
74 Exibições
por Juliaaluna99
0 Respostas 
49 Exibições
por AnaSouza1512
0 Respostas 
75 Exibições
por Elay218
0 Respostas 
46 Exibições
por laiszmaciel
0 Respostas 
50 Exibições
por SantosV23
0 Respostas 
54 Exibições
por nadiellyy
1 Respostas 
97 Exibições
por mariamoreir
5 Respostas 
822 Exibições
por Samara102006
1 Respostas 
68 Exibições
por laisap
0 Respostas 
74 Exibições
por miche684

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM