Em vista disso, é válido ressaltar, inicialmente, que os povos indígenas, por sua maioria, não possuem acesso a uma educação que respeite suas culturas tradicionais. Nesse contexto, segundo o filósofo alemão Immanuel Kant, a educação é o que molda o indivíduo. Assim, a impossibilidade em exercer o direito à educação, prejudica não só a formação pessoal desses povos, como também suas chances de inserção no mercado de trabalho. Isso porque os ramos da atividade profissional exigem formação acadêmica, e sem ela, os indígenas tendem a sofrer tratamento desigual na disputa por vagas de serviço.
Ademais, observa-se também que a ausência de medidas efetivas de proteção aos territórios indígenas é um dos fatores que perpetuam esse impasse. Nesse cenário, nota-se uma violação do contrato social postulado por Thomas Hobbes, que afirma que, devido à desigualdade entre os seres humanos, o Estado tem o dever de manter a ordem e garantir os direitos de todos os cidadãos. No entanto, a situação atual se encontra longe dessa realidade, uma vez que a propriedade indígena não é devidamente protegida. Portanto, não é apenas incompatível com a ideologia de Hobbes, mas também com a constituição federal de 1988 que garante o direito à terra para todos.
Sendo assim, medidas são necessárias para solucionar as negligências. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação junto do Ministério da Cultura, incentivar grupos de estudos culturais indígenas à educação básica por meio de oficinas e atividades recreativas, visando amenizar qualquer sentimento de inferioridade em relação aos nativos. Além disso, compete à Funai (Fundação Nacional do Índio) ser responsável pela proteção dos territórios indígenas e pelo envio de fiscais para defender suas terras. Por conseguinte, espera-se que os direitos previdenciários e fundiários sejam plenamente justificados, conforme anteriormente almejado pela Organização das Nações Unidas e pela Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada